Educação – Vai escolher uma escola? Dicas de como decidir qual a instituição certa.

Educação – Vai mudar de escola, e agora? Final de ano é sempre uma correria. E é nesse momento que muitas famílias tomam uma decisão séria: trocar de escola! Como saber qual é a melhor instituição? Quais critérios eu devo considerar na minha escolha? Vem com o blog do Colégio ELO que vamos te dar dicas para não errar nesse momento tão importante.

1. A Criança/Adolescente precisa participar da decisão!

A criança/adolescente precisa estar ciente dos motivos desta decisão e participar ativamente da escolha da nova escola. Isso vai transformar essa transição em um caminho leve e positivo. Envolva seu filho na procura de instituições.

2. Educação completa: Avalie a proposta pedagógica:

Agora, o segundo ponto a ser levado em consideração, é a proposta pedagógica que a instituição adota. Ela é a base que orienta o ano letivo da escola, o processo de avaliação e a didática do ensino.

Acima de tudo é de suma importância que o currículo da escola seja norteado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Em resumo, ela estabelece os conhecimentos, competências e habilidades essenciais que devem ser desenvolvidos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Sua proposta é que o estudante seja protagonista, de acordo com as demandas da sociedade. Formação Integral, respeitando os níveis e estágios de desenvolvimento cognitivo e afetivo, assim como, os aspectos sócios culturais do educando.

3. Pesquise a qualificação da equipe da instituição de interesse:

Lidar com crianças e adolescentes nem sempre é fácil. Eles passam por saltos educacionais que precisam ser respeitados em sua individualidade. Em resumo, os saltos educacionais são momentos de avanço rápido e significativo no desenvolvimento cognitivo, emocional ou social de uma pessoa. Eles representam mudanças qualitativas nas habilidades, compreensão ou comportamento e são influenciados por uma combinação de fatores biológicos, cognitivos, sociais e educacionais. Possuir uma equipe que entenda e acolha esses momentos é fundamental para a adaptação do aluno no novo ambiente. Profissionais multidisciplinares, além de conversarem entre si, ajudam na visualização das diferentes faces de um estudante.

4. Mensalidade não é tudo:

De fato, educação é o ponto mais importante na vida de qualquer pessoa.  Isso é uma verdade universal. E acima de tudo, escolher uma escola é muito mais que calcular a mensalidade.  Antes de mais nada, é preciso conhecer e concordar com a filosofia pedagógica da instituição pretendida. Não adianta escolher a escola com o “maior valor” do mercado se o projeto de ensino e o ambiente social não conversarem com a realidade do aluno.

Outro ponto importante é entender é o projeto socioemocional da instituição. De antemão, é necessário compreender que ele é o responsável por auxiliar no desenvolvimento das habilidades sociais do aluno.  E isso é um fator que não pode ser mensurado através de valor monetário. Com essas competências, é muito mais fácil da criança/adolescente performar melhor nas disciplinas tradicionais (história, matemática, biologia…).

Como exemplo, o Colégio ELO adota a metodologia sociointeracionista como a sua base pedagógica. Assim, nossos alunos com toda sua bagagem cultural e de conhecimento, são os agentes construtores da sua própria formação. A interação com ambiente e com o outro é o caminho para o aprendizado.

As principais chaves da metodologia adotada pelo Colégio ELO:

1. Aprendizagem como Construção Conjunta: A aprendizagem ocorre principalmente através da interação social. Os alunos constroem conhecimento de forma conjunta, colaborando uns com os outros e com o professor.
  2. Desafios e Mediação: Em vez de simplesmente transmitir informações, o papel do professor é mediador. Ele cria desafios e atividades que estimulam os alunos a pensar criticamente e a resolver problemas. O professor ajuda os alunos a articular suas ideias, questionar, argumentar e refletir sobre o que estão aprendendo.
  3. Contexto Cultural e Social: A metodologia sociointeracionista reconhece a importância do contexto cultural e social na aprendizagem. Os alunos aprendem melhor quando o conteúdo é relevante para suas experiências e quando podem conectar o novo conhecimento a seu contexto cultural e social.

Além disso, o Colégio ELO trabalha com a negociação de matrícula. Acreditamos na importância da qualidade de ensino estar ao alcance de todos. Sendo assim, a família que deseja matricular seu filho em nossa instituição, pode visitar qualquer uma de nossas unidades para acordar o valor desejado! Além de ter poder de decisão no valor de parcela de cada mês, você poderá conhecer nossa estrutura e equipe pedagógica.