Desenvolvimento de Sistemas: Uma Carreira em Alta Demanda

Desenvolvimento de Sistemas – Antes de mais nada, hoje é difícil encontrar uma pessoa que não seja dependente das tecnologias. Não importa se você é um CPF ou CNPJ; em algum nível, esse novo universo fará parte da sua vida. Por trás dessa revolução, existe uma indústria que a sustenta, e um dos profissionais responsáveis por cuidar desse setor é o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Sabendo disso, oBlog do Colégio ELO trouxe alguns motivos para te convencer a considerar esse segmento.

Desenvolvimento de Sistemas: O que faz um técnico em ads?

No contexto atual, primordialmente, consideramos o Desenvolvimento de Sistemas como uma extensão da área de T.I. O Técnico em ADS cuida de diferentes etapas da criação, gestão e implementação de softwares. Antes de tudo, é importante ressaltar que o profissional desta área deve manter-se sempre atualizado, pois os sistemas frequentemente necessitam de atualizações e melhorias. Outro ponto relevante é que o desenvolvedor deve ser meticuloso e manter a calma em situações como ataques ou falhas de software, que são mais comuns do que imaginamos.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que esse profissional tem liberdade para fazer sua carga horária. Além da tradicional CLT, ele pode trabalhar como pessoa jurídica para diferentes instituições e até mesmo em home office.

Além disso, os ganhos iniciais para o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas podem ser iguais ou superiores a R$3.000 reais (e dependendo do seu conhecimento em inglês até em dólar).

Em relação às áreas de atuação, um Técnico em Desenvolvimento de Sistemas pode trabalhar em:

• Empresas de desenvolvimento de sistemas
  • Empresas Públicas ou Privadas
  • Hospitais
  • Bancos
  • Administrando Banco de Dados
  • Mercado Educacional
  • Empreendedor

O que você vai aprender:

Em primeiro lugar, odia-a-dia do Técnico em Desenvolvimento de Sistemas requer diversos conhecimentos.  O estudante do Curso Técnico em ADS irá aprender desde Algoritmo e Lógica de Programação  a Linguagem de programação como Python, C#, C + +, JavaScript, PHP, Swift entre outras. Mas esse conhecimento se estende além de aulas técnicas. Analogamente você irá aprender a como promover melhorias das redes que conectam uma instituição/empresa, instalar/gerir/alimentar bancos de dados, aprender a como estruturar processos de segurança, treinar colaboradores no uso de softwares e muito mais.

O Mercado no Nordeste:

Em contrapartida, antes mesmo da pandemia, o Porto Digital, reconhecido como um dos principais parques tecnológicos do Brasil, enfrentava um desafio significativo: um déficit de mão de obra qualificada para atender à crescente demanda por profissionais na área. Em contrapartida esse cenário reflete a necessidade urgente de investimentos em capacitação e formação de talentos para suprir a quantidade crescente de vagas disponíveis. Atualmente, nas últimas 24 horas, estão disponíveis mais de 204 vagas para profissionais dessa área.

As Vagas que você pode concorrer e a média salarial:

Você deve estear se perguntando: certo e quais vagas eu posso concorrer e o salário médio? Então, para sanar essa dúvida, trouxemos algumas vagas para você entender como está o mercado de trabalho e o que você pode esperar.

Desenvolvedor de Sistemas: Pernambuco

Salário Médio: R$2.786 a R$5.016 p/mês

Startup no setor de T.I contrata desenvolvedor de software com experiência em delphi, sql e banco de dados relacionais (em especial firebird e/ou postgresql).

Desejável conhecimento em oop, aplicação n-tier, métodos ágeis (xp, scrum) e inglês.

Desenvolvedor de Sistemas – Pernambuco

Salário Médio: R$2.786 a R$5.016 p/mês

Startup no setor de T.I contrata desenvolvedor de software com experiência em java, pl/sql, conhecimento angular, react, HTML5, Nodejs, CSS.

Programador de Sistemas – Pernambuco

Salário Médio: R$2.847 a R$5.125 p/mês

Analistas de Sistemas – Pernambuco

Salário Médio: R$4.000 a R$5.300

Desejável conhecimento em sistemas ERP e regras de negócios; conhecimento de SQL; experiência com implantação de sistemas ou módulos de sistemas e conhecimento em report builder.

Estágio em Suporto – São Paulo

Bolsa Auxílio: R$1.000

Noção dos fundamentos de Google Cloud Platform; Noção dos fundamentos de Amazon Web Services; Experiência com atendimento ao cliente

Desenvolvedor de Sistemas Senior – São Paulo

Salário Médio: R$ 5 mil a R$ 6 mil por mês

Desejável noções de PHP e JavaScript, incluindo front-end e back-end; Experiência em versionamento de código utilizando ferramentas como Git; Experiência em levantamento de requisitos e documentação de software

Analista de Sistemas Web Jr – São Paulo

Salário Médio: R$6 mil a R$7 mil por mês

Desenvolvimento com PHP, Framework, Javascript, API’s RESTful, banco de dados relacional e modelagem de dados, coleta de requisitos, desenvolvimento e testes para o sistema da instituição.

Onde estudar?

O Colégio Elo após 47 anos de tradição, tornando-se a maior rede de escolas do município de Jaboatão dos Guararapes, resolveu estender seu arcabouço de conhecimento para a formação de cursos técnicos. Aqui, em menos de dois anos você estará com as portas do mercado aberta. Analogamente, você pode passar por um processo vocacional para descobrir qual o nicho você melhor se encaixa. Quer descobrir como conquistar uma carreira de sucesso na área de tecnologia? Fale com a gente!

Conteúdo relacionado