Sedentarismo não! 5 motivos para praticar exercícios

Sedentarismo não! 5 motivos para praticar exercícios

Sedentarismo pode causar danos a saúde a longo prazo.

Sedentarismo não – Hoje, 19 de fevereiro, celebramos o Dia do Esportista! Esta data foi instituída com o propósito de incentivar, assim, a prática de exercícios físicos. Além disso, até mesmo quem não tem o hábito de praticar, sabe da importância dessa atividade nas dinâmicas públicas. Os esportes tira e tirou muitas crianças e adolescentes de situações de vulnerabilidade social. Ainda mais para os jovens que enxergam esse meio como oportunidade para o futuro. 

O Colégio ELO sabe da importância da prática esportiva desde a primeira infância. Acreditamos que é uma excelente atividade para trabalhar não só o corpo, mas também a mente. Em primeiro lugar, o esporte ensina a determinação, a dedicação, o espírito coletivo, a solidariedade, o pensamento estratégico, o respeito ao outro e a disciplina. São requisitos primordiais para a formação de um atleta e de um cidadão. Pensando nisso, o blog do Colégio ELO trouxe 5 motivos para você dar tchau ao sedentarismo, e abraçar uma vida saudável.

Sai sedentarismo!

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é o responsável por mais de 3 milhões de mortes por ano. A falta de atividades físicas podem acarretar doenças como hipertensão, diabetes, depressão, osteoporose e diversas outras comorbidades (inclusive em crianças). Veja cinco motivos para adotar um estilo de vida saudável.

Xô estresse, ansiedade e depressão:

Você sabia que a prática regular de exercícios estimulam a produção dos hormônios responsáveis pela felicidade? Pessoas, principalmente, com histórico de distúrbios mentais necessitam adotar atividades esportivas como uma forma auxiliar ao tratamento psicológico. Estudos apontam que quanto mais tempo “parado” alguém permanece, maior a chance de se sentir cansado e estressado. Indivíduos com depressão têm uma expectativa de vida menor em relação a população “psicologicamente saudável”. E em crianças/adolescentes, em que muitas vezes o tratamento farmacológico não é tão utilizado, exercícios físicos (seja em qualquer esporte) se mostram um poderoso aliado.

Problemas com insônia:

Primeiramente, uma boa noite de sono é importante para um dia produtivo. E o sedentarismo aumenta as chances de distúrbios na hora do repouso. Estudos apontam que uma noite mal dormida aumenta as chances de problemas psiquiátricos, doenças e até morte. Em uma pesquisa realizada na Coréia do Sul, quanto menor o nível de exercícios físicos, maior a chance de ter insônia. Segundo a OMS cerca de 20% da população mundial têm dificuldade para dormir. Quando adotamos a prática de esportes como hábito, o corpo aumenta a produção de hormônios de bem-estar. Ou seja, hormônios como a melatonina, responsável por induzir a sonolência.

Saúde a longo prazo:

Exercícios físicos estão diretamente ligados à saúde dos ossos e músculos. Quanto mais praticamos esportes, mais nosso corpo estimula a produção de massa óssea e muscular. Quando o indivíduo é sedentário, as chances de desenvolver osteoporose na terceira idade triplica em relação a uma pessoa ativa. Doença ainda mais comum em mulheres depois da menopausa. Da mesma maneira, afeta o crescimento dos músculos. A inércia permanente pode causar dores, perda de massa magra, além de aumentar riscos de queda e lesão.

Sedentarismo infantil:

 Infelizmente o sedentarismo é um problema, também, no meio infantil/adolescentes. Principalmente entre aquelas que utilizam telas em excesso. Além de causar problemas como a obesidade, a falta de exercícios pode acarretar diabetes infantil, além de problemas cardíacos e respiratórios. Outro problema, é que crianças sedentárias tendem a ser mais isoladas prejudicando o desenvolvimento cognitivo e emocional. 

 

 

Conteúdo relacionado

Comentários