Qual é a idade certa para os primeiros dias de aula?

Qual é a idade certa para os primeiros dias de aula?

Queremos proporcionar ao nosso filho tudo de necessário e melhor para o seu futuro. Ao mesmo tempo, temos sempre a necessidade de proteger, aquela dificuldade, angústia e o aperto no coração ao deixá-lo fora da nossa presença. Enquanto o tempo passa, o questionamento que fica é: qual é a idade certa para os primeiros dias de aula?

A primeira infância é importantíssima em questão de desenvolvimento. As primeiras palavras, as primeiras ações… Tão cheias de beleza e encanto. Estamos sempre na expectativa de assistir esses momentos tão marcantes. Esse período vai do nascimento até os seis anos – e é também quando perdemos o sono pensando no berçário e nas primeiras horas em que o filhote deixará nossos braços. 

Muitos pais imaginam que, quão mais cedo colocarem seus pequenos para estudar, mais podem desenvolver seu potencial. Claro, estímulo é sempre fundamental, mas deve ser dado de acordo com a fase em que a criança está. Este é uma das principais argumentações favoráveis à matrícula tão cedo: quanto mais rápido o filho começa a estudar, mais conhecimento nutrirá. Não é real. Devemos sempre acompanhar as fases de crescimento da criança, respeitando seu período de aprendizado.

O marco para os primeiros dias de aula é a idade dos dois anos

Quando estão ainda muito bebês – o período que vai até os dois anos de idade – não há grande vantagem em colocar os pequenos na escolinha. É mais importante que tenham uma família amorosa e atenta às necessidades e aprendizados do bebê. Desde cedo as crianças guardam memórias, criam gostos, desenvolvem características, emoções e personalidade, bem como demonstram talentos e habilidade. Estímulos são sempre necessários. 

Claro, a escola proporciona sempre um imenso estímulo das relações sociais, cores e novidades. Por isso, a necessidade de ir para o berçário é imensamente relevante na fase da socialização, a partir da idade dos dois anos, dependendo de cada criança. Nesse momento, seu filho está curioso, pronto para se comunicar, expressar-se e cooperar, conhecendo amigos e criando laços. Ou seja, em uma média, a idade certa para levar o seu filho aos primeiros dias de aula é nessa faixa.

Como Instituição, temos sempre em mente o respeito ao estágio de desenvolvimento infantil, adaptando o aprendizado ao momento da vida da criança, respeitando sua individualidade e autonomia, bem como sua necessidade de cuidado e ensino. 

Os questionamentos sobre a idade certa para os primeiros dias de aula

No Brasil, a educação escolar se divide em três fases: a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. O Colégio Elo acompanha o seu filho durante todos esses momentos. 

Por lei, a criança precisa estar matriculada na escola a partir dos quatro anos. Obviamente existe uma grande variação relativa ao momento familiar. Cada criança tem desenvolvimento único e cada família vive sua situação, causando diversas discrepâncias nos momentos em que os pequenos iniciam sua vida escolar. O ideal é que a conclusão do Ensino Médio fique prevista para os dezessete anos, sendo a faixa de idade para iniciar o trajeto escolar entre os dois e três anos, como já falamos. A criança não se sentirá atrasada, nem mesmo adiantada – quaisquer uma das situações pode atrapalhar seu aprendizado. Além disso, terá margem caso precise repetir alguma disciplina. 

Mas, como mencionamos, os momentos familiares são diversos. Por isso, indicamos duas perguntas importantes para fazer antes dessa decisão tão importante:

Os pais estão disponíveis – não trabalham fora – e podem ficar com os filhos?

Se você pode ficar em casa, terá a opção de colocar seu filho na escola quando vocês se sentirem emocionalmente preparados. É importante que a família dê importância ao socializar da criança. As diversas linguagens e habilidades necessitam de atenção para serem desenvolvidas. Além disso, a criação de uma rotina, tão fundamentada em ambiente escolar e em casa, é importante para que a criança tenha segurança, confiança e aprenda a viver em sociedade. O cenário deve conter brincadeiras educativas, ambientes desprendidos e benéficos. Dessa forma, o seu filho terá tudo o que é necessário em casa para ter os primeiros dias de aula na idade certa.

Mas, atualmente, essa é a situação mais comum: quando os pais sentem a culpa parental por precisarem trabalhar. Se esse é o seu caso, terá que pensar se tem alguém de confiança para ficar com o seu filho. Ser de confiança inclui seguir combinados, estar ciente de horários, atividades, estímulos, além de garantir alimentação, repouso, higiene e sensatez na hora de situações emergenciais. É uma lista imensa, sabemos bem que os corações dos pais e mães ficam preocupados. Por isso, caso não tenha, é realmente melhor que esteja na escola, onde ele estará interagindo com outras crianças, aprendendo e sendo estimulado, vivenciando uma rotina plena, com horários estabelecidos e relações sociais em formação. Não se sinta culpado ou amedrontado. É completamente normal e adequado, seu filho crescerá feliz e saudável. 

Se a criança demonstrar qualquer mal-estar em relação ambiente escolar, a preocupação aumenta. Por isso, é importante também estar atento ao currículo pedagógico da instituição.

Qual é o currículo pedagógico da instituição?

Há qualidades necessárias para um berçário saudável e instrutivo. A criança precisa se sentir bem em relação ao ambiente. Claro, nem sempre seu filho estará feliz em ir ao colégio, por isso é importante manter-se sempre conversando, entendendo suas emoções e motivações. 

O berçário tem muita ludicidade, mas não é só diversão. Nosso currículo pedagógico possui propostas que acompanham o crescimento do seu filho, baseadas em jogos para trabalhar as suas capacidades motoras, fazendo descobertas que aguçam a curiosidade, talentos e habilidades, iniciando o processo de alfabetização, sempre com muito carinho e preparo.

Nessas primeiras etapas de aprendizado, exercitamos atividades coletivas que trarão a sensação de segurança e confiança tanto para as crianças quanto para os pais, tendo uma equipe preparada, diálogo responsável e nos tornando uma extensão do seu lar, recheada de proteção e carinho, auxiliando a adaptação. Agende a sua visita para conversar conosco sobre essa fase tão importante para a família. 

Conteúdo relacionado

Comentários