Por que o meu filho não vai bem na escola?

Uma das perguntas mais frequentes por parte dos pais é “Por que o meu filho/a não vai bem na escola?”. É claro, não há uma resposta exata para esse questionamento, até por que a situação de não ir bem na escola envolve diversos fatores: desde mau comportamento até desatenção, dificuldades de humor ou no próprio aprendizado, problemas com os coleguinhas… São diferentes obstáculos que envolvem diferentes cenários, motivações e cuidados.

De fato, deixar que o pequeno dê os primeiros passos já é algo bastante difícil para nós. É claro, já falamos sobre a importância de deixar que os pequenos trilhem suas próprias escolhas e tenham certo grau de responsabilidade em variados artigos (reveja a nossa conversa sobre a Educação Positiva), mas, evidentemente, também é imprescindível mantermos os olhos atentos e cuidadosos às atitudes das crianças.

O filho não vai bem na escola? O foco deve ser a origem do motivo

Como já mencionamos, as origens para um baixo rendimento escolar podem ser as mais diversas, desde as questões fisiológicas ou psicológicas do aluno, passando pelas condições familiares e relações sociais

Como conseguir compreender a motivação do problema e, por fim, auxiliar a criança?

Procurar um psicólogo não é importante apenas para a situação de “não ir bem na escola”

No contexto de um ensino de qualidade e um crescimento saudável, é muito importante valorizar a importância de um profissional. Todo ser humano precisa desse acompanhamento para mais facilmente contemplar as etapas da vida. Desde uma investigação aprofundada em torno de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção), traumas, dislexia, ansiedade, etc., até simplesmente a forma como o seu filho se sente e as necessidades dele para lidar melhor com o cotidiano, a família, as autoridades, as obrigações e os coleguinhas.

Note os sinais

As crianças demonstram as emoções de formas diferentes. Choros, birras em excesso, irritações desproporcionais e incomuns são sinais de que algo está errado. Os adolescentes podem deixar em conversas ou discussões os sinais do que está incomodando. Em ambos os casos, é essencial notar o rosto com a qual o filho volta da escola. É claro, crianças e adolescentes nem sempre estarão felizes em sair da cama, vencer a preguiça e o sono, acabando por resmungar. No entanto, há situações mais contrastantes:

– Mudança no sono, pesadelos ou dificuldades para dormir;

– Grosseria ou severidade. No caso das crianças, essa atuação é notável na forma de lidar com seus brinquedos;

– Em bebês, assaduras ou sinal de higienes mal feitas;

– Medo de contato físico;

Para saber por que o seu filho não vai bem na escola, é importante que você esteja presente em cada detalhe

Em todos os nossos artigos, defendemos o diálogo entre pais e filhos. É muito importante manter esse canal sempre livre. Saber por parte do próprio aluno os seus sentimentos é primordial para que você possa guia-lo nos obstáculos e nuances da vida. Lembre-se que existe bullying durante a primeira infância e o seu filho é a principal fonte para informa-lo sobre isso. Ou, ainda, os motivos podem ser outros: ele/ela pode estar com dificuldade de fazer amigos, com problemas com os amigos atuais, ou mesmo não simpatizar com alguma matéria específica.

As experiências vividas no lar e a interação entre pais e filhos são essenciais para um ambiente de crescimento, favorecendo a qualidade no aprendizado do filho e a sua confiança em todos os âmbitos da vida. É muito comum que o mau desempenho escolar seja resultado de conflitos emocionais. Dessa forma, também é viável, antes de punir por uma nota baixa, verificar melhores estratégias de ajudar a criança a ir melhor no aprendizado. Lembre-se de, quando as notas melhorarem, parabenizar e incentivar sempre.

Mantenha o diálogo com a instituição de ensino

Como Instituição, estamos sempre abertos e alegres para a sua visita. Recomendamos sempre conversas diretas com os gestores e professores, para que juntos possamos resolver quaisquer dificuldades que os nossos pequenos estejam passando – ou mesmo apenas para te apresentar nosso método de ensino, nossa estrutura e nossos projetos educacionais.

O nosso apoio para os âmbitos emocionais, o crescimento saudável e a confiança dos pequenos é diário. Estamos sempre observando os comportamentos, sentimentos e reações dos estudantes, e incentivando o bom convívio, as relações sociais saudáveis e a união entre os nossos alunos.

A equipe Elo quer sempre manter os papais e mamães cientes do aprendizado, da qualidade dos nossos profissionais e do cuidado que temos com as nossas crianças e jovens!