Criando o hábito da leitura com o seu filho

Em um mundo tão moderno, cheio de atrativos virtuais, jogos, aplicativos e filmes, incentivar o hábito de ler pode não ser fácil, mas sabemos que continua sendo muito importante. Por isso, queremos te ajudar a criar o hábito da leitura com o seu filho.

A educação se preocupa em contribuir para a formação do indivíduo em seus aspectos cognitivos e emocionais, e nada melhor do que a ferramenta da literatura para isso. Essa fonte legal de conhecimento e cultura, tanto em sua função jornalística ou acadêmica quanto ficcional, faz parte da construção humana, abre janelas para que o seu filho solte a imaginação, compreenda o mundo, seja mais criativo, empático, comunicativo e crítico.

Mas por qual motivo deveríamos insistir em livros para crianças ainda pequenas, que ainda não leem?

Com qual idade devemos começar?

É verdade que o processo em si exige muita paciência e determinação de ambas as partes, mas são vários os motivos pelos quais devemos começá-lo o mais cedo possível. Quanto mais incentivo a criança recebe, é melhor. Significa mais acesso a capacidade imaginativa e emocional dos livros, mais momentos de intimidade com o pai, a mãe ou o responsável com quem pratica a leitura.

A leitura desde muito cedo cria memórias afetivas que permanecem durante o crescimento. Lendo e contando histórias para seu filho durante a gestação, você oferecerá uma experiência para toda a vida, mais facilmente criando o hábito entre vocês. Além disso, os livros certos podem apresentar lições valiosas de empatia, bondade e colaboração, que permanecerão como um aprendizado. Há muitas obras para crianças que estão em fase de alfabetização, com aprendizados que contribuem para o crescimento, como as fábulas.

Os benefícios cognitivos, além dos que já foram citados aqui, são inúmeros: seu filho se comunicará mais facilmente, tanto na fala, quanto na escrita, também interpretará melhor os textos, habilidades muito necessárias para a escola, a vida acadêmica, profissional e exames de vestibular. A aquisição da cultura, história e literatura, bem como conhecimentos sobre a vida e o explorar de mundos são apenas algumas das vantagens.

Como ensinar o precioso hábito da leitura?

O exemplo dos pais

É necessário que a escola, em conjunto com a família, incentive nas crianças o exercício da leitura desde os primeiros anos de sua infância. Sabemos que a melhor forma de ensinar é o exemplo: quando seu filho te encontra sentado na poltrona passando as páginas de um bom livro, você está mostrando a ele com atitudes o que é um hábito interessante.

Use a tecnologia ao seu favor

A tecnologia é uma ferramenta maravilhosa quando sabemos usá-la de forma inteligente. Aproveite o celular para baixar livros disponibilizados para crianças e ter acesso a materiais ainda mais diversos.

Descubra o tipo de leitura que os seus filhos gostam

Descubra quais assuntos agradam! Descobrir quais são os temas favoritos dele pode te ajudar a criar o hábito da leitura de acordo com o gosto do seu filho. Algum personagem favorito que ele sempre procura em todas as estampas, histórias em quadrinhos, livros para colorir ou mais didáticos. Enquanto estiverem ainda aprendendo a ler, livros com muitas gravuras, menos textos e até mesmo algumas atividades durante o trajeto é melhor para que engajem.

Leitura em família

Um momento de leitura em família pode se tornar parte da rotina. Sintam-se livres para soltar a imaginação, até mesmo decorar um cantinho para essa atividade. Pintando, colorindo, fazendo peças de teatro do livro que estão lendo, assistindo filmes ou desenhos que sejam adaptações das obras, utilizando fantoches e bonecos: usem o amor e a criatividade. É possível até mesmo que eles peguem cadernos e escrevam seus próprios livrinhos, compartilhando as histórias depois.

Passeios em bibliotecas incentivam o hábito da leitura

Procure levar as crianças em visitas à biblioteca. Deixe-os tocar nos livros que mais chamam a atenção, ensinando sobre as regras e características dos ambientes. Estar com o filho em um ambiente de leitura ajuda bastante na criação desse hábito.

O papel da escola

Já falamos sobre a relação entre a escola e a família, e esse é mais um exercício que precisa ser feito juntos. O contato com os livros auxilia imensamente o desenvolvimento psicomotor dos pequenos, e será ainda mais necessário para o futuro. Um cidadão que lê, que está atualizado e possui conhecimento sobre a história, possui também uma ferramenta primordial para o convívio em sociedade. Precisamos sempre do apoio da família para construir esse hábito tão importante nos nossos alunos!

A literatura infantil cumpre, hoje, a responsabilidade de entreter e divertir e, principalmente, formar na criança uma consciência de mundo. Conheça o nosso projeto Paixão de Ler.