Volta às Aulas: Dicas para o início do ano

Volta às Aulas – O início do ano letivo está chegando e com ele muitas dúvidas, medos e ansiedade! E acima de tudo, ter que se adaptar à rotina diária de escola não é fácil. Imagina, você aluno novato, chegando em um ambiente “desconhecido”, sem saber o que esperar. Ou aluno calouro, que quer transformar 2024 como o ano da sua vida, mas não sabe bem por onde começar. Em primeiro lugar, se você quer evitar ao máximo imprevistos, planeje o início do semestre de acordo com a sua necessidade. Pensando nisso, o blog do Colégio ELO trouxe algumas dicas para você estar preparado para esse momento.

Volta às aulas: Lista de Tarefas:

Listas de Tarefas: Faça listas diárias ou semanais para acompanhar suas responsabilidades. De acordo com estudos em neurociência, a implementação dessas listas contribui significativamente para a sensação de dever cumprido, atuando como um eficaz antídoto contra a constante preocupação de esquecer alguma tarefa importante. Além disso, ao adotar essa abordagem organizacional, você não apenas minimiza a probabilidade de negligenciar compromissos. E também experimenta a gratificação de iniciar e concluir tarefas de maneira sistemática.

Volta às aulas com uma Agenda Organizada:

Primeiramente, é fundamental ressaltar a importância de uma agenda organizada, que se revela como uma ferramenta essencial no contexto de gestão de tarefas. Além disso, evidências científicas corroboram os benefícios tangíveis de manter um planner organizado. De acordo com estudos em neurociência e psicologia cognitiva, a prática de registrar e organizar informações de maneira visual tem um impacto positivo na memória e no processamento cognitivo.

No contexto educacional, a utilização de uma agenda organizada é particularmente relevante para os alunos. A melhoria na produtividade é um resultado direto desse hábito, uma vez que o aluno pode visualizar de forma clara e acessível as datas de entrega de trabalhos, provas e outros compromissos acadêmicos.

Tempo de Descanso:

Ter uma noite de sono de qualidade é crucial para um bom início de dia na sala de aula. Durante o início do ano letivo, pode ser desafiador readaptar-se a uma rotina de descanso regular, mas não se preocupe com isso. Antes do retorno às aulas, é aconselhável ajustar gradativamente a quantidade de horas de sono, garantindo assim um desempenho adequado. Isso contribuirá para que você esteja mais tranquilo e revitalizado, favorecendo um ambiente propício para o aprendizado. Portanto, reserve um tempo para cuidar do seu sono e prepare-se para enfrentar os desafios acadêmicos com mais energia e foco.

Amizades são importante:

Você sabia que a amizade influi diretamente no desempenho do aluno(a)? As interações sociais exercem uma influência direta tanto dentro da sala de aula quanto em casa. É fundamental cultivar relacionamentos positivos no ambiente escolar, não apenas para contribuir para o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes, como para incentivar o protagonismo individual dos estudantes.

Gostaram das dicas do blog do Colégio ELO? Então fiquem ligadinhos em nosso site, nele trazemos novidades pedagógicas, promoções e vivências diárias da nossa escola.