Realidade Aumentada: O Futuro da Educação

Realidade Aumentada – Atualmente, não é mais segredo que o modelo de ensino tradicional está perdendo espaço. Na era contemporânea, surgiu o ‘Nativo Digital’ como o novo modelo de aluno. Essa persona representa uma mudança significativa na dinâmica educacional. Sendo assim, os profissionais e instituições de educação necessitam adaptar os processos pedagógicos à nova realidade.

De acordo com Marc Prensky (apud PESCADOR, 2010, p.02), esses jovens procuram informações primeiro na WEB antes de recorrerem a livros. A nova geração de adolescentes estão acostumados a interagirem por mais de uma plataforma ao mesmo tempo, além de permanecerem conectados entre si.

Realidade Aumentada, o que é?

Realidade Aumentada na educação

Dessa forma,  principalmente desde o período da pandemia, as instituições de ensino têm apostado no uso das tecnologias como auxiliares do giz e da lousa.  Assim, dentro deste contexto, entra o uso da “Realidade Aumentada” como forma de engajar a nova geração de estudantes.

Mas o que é realidade aumentada? De forma resumida, é a união do mundo real e do virtual através de um “gadget”. A indústria da arquitetura utiliza bastante esse meio para demonstrar seus projetos em ambientes reais. Principalmente porque é mais seguro em erros de cálculo.

Outro exemplo de realidade aumentada, são os filtros do instagram. Os efeitos colocam os usuários em localidades diversas, adicionam elementos 3d e até modificam a aparência das pessoas.

A realidade aumentada na educação.

Atualmente a atenção das crianças/adolescentes é disputada com as diversas distrações que estão a distância de um click. Empregar a Realidade Aumentada na educação, é entrar no universo dos alunos, é transformar a rotina dos estudos em um processo interativo. Além de permitir que eles sintam que estão no mesmo nível comunicacional com seus pais e professores.

Vamos usar como exemplo a disciplina de Geografia. Na década de 90 e começo dos anos 00 ‘s, mapas-múndi e globos terrestres eram utilizados para explicar conceitos como continentes, fuso-horário,  placas tectônicas e etc. Era um processo em que o aluno tinha que ter um certo nível de abstração para visualizar o conteúdo ministrado.  Hoje, com uma visita rápida ao Google Earth, conceitos teóricos são facilmente visualizados.

Utilizar novas tecnologias como instrumentos pedagógicos transforma ideias em objetos concretos.  Quanto mais fizer parte da rotina diária de estudantes e professores, mais fácil é a absorção do conhecimento dos app’s.

Por que usar novas tecnologias?:

• Envolvimento na aula
  • Facilidade de acesso
  • Comunhão entre conceito e prática
  • Criatividade em sala de aula

Em primeiro lugar, o  Colégio ELO crê que o uso das novas tecnologias é um instrumento fundamental e necessário para engajar as novas gerações no processo educacional. Nossas salas de aulas são multimídias e preparadas para proporcionar uma educação imersiva a nossos alunos.