Primeiros Socorros: Como tratar hemorragia

Primeiros Socorros deveria ser, em primeiro lugar, um conhecimento básico. Saber como se portar em situações de emergência, é essencial para que a situação não se agrave. Um caso comum, nesse tipo de ocorrência, são cortes e/ou perfurações que podem acarretar em hemorragia. Desde já, vamos listar dicas simples, para que você saiba o que fazer nesse tipo de situação!

Existem dois tipos de hemorragia: externa e interna.  No primeiro caso, o sangramento é aparente, mas caso você suspeite que seja a segunda situação, logo preste atenção nos sintomas do paciente.

Etapa I: Sintomas de Hemorragia Interna:

• Letargia e sonolência excessiva.
  • Frio e Tremores.
  • Vômito com Sangue.
  • Dor de Cabeça.
  • Dor na Região.

Antes de tudo, caso você suspeite ou identifique qualquer desses sintomas, mantenha o paciente calmo e acordado. Bem como deitado em posição lateral e com as pernas elevadas. Não tente nenhuma manobra de primeiros socorros, primeiramente ligue para o 192.

Etapa II: Tipos de Sangramentos:

Sangramentos podem acontecer através de vias arteriais (coloração vermelho vivo, a perda de sangue é rápida e abundante). Veias (o sangramento é uniforme e de coloração escura). Capilares (fluxo lento e de coloração mais clara). Logo, cada caso possui um tratamento específico que vamos falar aqui:

Etapa III: Primeiros Socorros

Compressão: Pressão direta na lesão, usando pano limpo. Portanto mantenha a força até o sangue coagular, pois a interrupção precoce pode reiniciar o sangramento.

Elevação: Levantar o membro afetado, acima do nível do tórax.

Torniquete: Usado em caso de amputação brusca, onde você para o fluxo sanguíneo naquela região (só utilize essa técnica caso você saiba como realizá-la corretamente).

De antemão, NÃO se deve tentar colocar borra de café, estrume ou qualquer substância em cima da lesão.

Agora diz pra gente, você saberia como agir em uma situação de emergência como essa? Primeiramente, mantenha a calma. Acima de tudo, caso tenha qualquer dúvida, ligue para o 192.

Você sabia que o Colégio Elo, não é somente ensino regular, assim como agora possui cursos Técnicos? Formamos profissionais nas áreas técnicas de enfermagem, análises clínicas e ads!