Novembro Azul: A prevenção Cura

De onde surgiu o Novembro Azul?

Novembro Azul – Você sabe como surgiu o movimento de conscientização da saúde masculina? Vem que o Blog do Colégio ELO vai te explicar!

A princípio, ainda nos anos 2000, dois homens em uma conversa de bar na cidade de Melbourne discutiam se ficariam bem de bigode. Nesse ínterim, a mãe de um amigo da dupla levantou recursos para o combate ao câncer de mama.

Inspirados pelo trabalho da senhora, resolveram relacionar a campanha de conscientização sobre a saúde masculina, com a figura do bigode.

No Brasil, o câncer de próstata é a segunda maior causa de óbitos entre a população masculina. Estima-se que nos triênios de 2023-2025, cerca de 71.730 casos serão diagnosticado em nosso país.

Novembro Azul: Fatores de Risco

Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde masculina, com destaque para a prevenção do câncer de próstata.

Primeiramente, um dos principais fatores de risco é a idade. O câncer de próstata é mais incidente em homens acima dos sessenta anos, com histórico da doença na família. O risco é maior pra indivíduos com casos entre parentes de 1º grau.

Além disso, é verdade que há maior incidência em pessoas afrodescendentes. Estudos mostram que a taxa de mortalidade é 3 vezes maior.

Porém, se você é fumante, bebe muito, está acima do peso e não prática exercícios regulares, é bom começar rever seu estilo de vida.

Atualmente é comprovado que uma dieta balanceada rica em frutas, grãos, verduras e cereais diminuem a incidência de neoplasias na população masculina. Além disso, manter o hábitos como a prática de exercícios (por pelo menos 30 min diários), auxiliam na prevenção.

Sintomas:

Antes de mais nada, o câncer de próstata em sua fase inicial, estágio que apresenta 90% de cura, não apresenta sintoma. Por isso é importante realizar exames periódicos. Quando os tumores já estão em um estado mais avançado, os principais sintomas são:

• Dores ósseas
  • Dor ao urinar
  • Presença de sangue na urina ou sêmen
  • Jatos fraco de urina
  • Urgência para urinar
  • Demora para urinar

Caminho Para o Diagnóstico:

Novembro Azul
Caminho para o diagnóstico
  • Exame de Toque: Inicialmente, o exame de toque retal permite que o médico urologista avalie alterações na glândula ou nódulos suspeitos. Nesse sentido, mais de 20% dos pacientes são diagnosticados com câncer de próstata via esse exame;
  • Exame PSA: Antígeno Prostático específico, uma glicoproteína, é usado como um marcador de câncer de próstata. É empregado, analogamente, ao exame toque retal para um diagnóstico preciso.
  • Ressonância Magnética da Próstata: É o exame com maior potencial para identificar a existência de algum tumor.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a taxa de cura é de 90% para pacientes que fazem o tratamento no começo da doença. Se o tumor é descoberto antes que se espalhe, a taxa de sobrevida chega a ser de 100%. Vale destacar que é mito que o exame de próstata diminui a masculinidade. O exame de toque-retal é um processo sigiloso. Apenas paciente e médico participam do processo. Além de que, apesar de incomodo, não é doloroso.

Homem, você é responsável por sua saúde. Escolha  se cuidar! Escolha ficar ao lado das pessoas que te amam.

Conteúdo relacionado