Primeira Infância : A Importância da Leitura no Desenvolvimento

Primeira Infância:

Primeira Infância - A importância da leitura
A leitura na primeira infância

Primeira Infância – Antes de mais nada, a fase da primeira infância representa um período crítico de desenvolvimento que abrange os primeiros anos de vida de uma criança. Sendo assim, essa etapa se caracteriza por um crescimento rápido em várias áreas, incluindo aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais.

Durante a primeira infância, as crianças vivem marcos importantes, tais como o desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras, aquisição de habilidades sociais básicas e o início do processo de aprendizado formal. Nesse ínterim, essa fase é influenciada por uma combinação de fatores, incluindo a genética, o ambiente familiar e assim por diante.

A importância da Leitura na primeira infância

Então, durante esse período, que é caracterizado por um rápido crescimento e aprendizado, a leitura desempenha um papel crucial. Além disso, a leitura expõe a criança a novas palavras, conceitos e contextos, promovendo o desenvolvimento cognitivo e a compreensão do mundo ao seu redor. Veja, portanto, o que faz a leitura tão importante nessa fase:

1. Linguagem e Comunicação: A leitura desenvolve a linguagem e a comunicação desde tenra idade. Exposição constante a palavras e narrativas ajuda na formação de habilidades linguísticas essenciais.
  2. Vínculo Afetivo: Ler em conjunto cria um ambiente de fortalecimento dos vínculos afetivos entre pais/responsáveis e crianças. Promove um senso de segurança e conexão emocional.
  3. Estímulo à Imaginação e Criatividade: Livros infantis apresentam mundos imaginários, personagens coloridos e histórias envolventes, estimulando a criatividade das crianças.
  4. Foco e Concentração: O hábito de ouvir histórias promove a capacidade de concentração e atenção, habilidades cruciais para o sucesso acadêmico.
  5. Desenvolvimento Socioemocional: As narrativas frequentemente abordam temas como emoções, amizade e resolução de conflitos, ajudando as crianças a compreender e expressar melhor suas próprias emoções.

Como realizar uma rotina de leitura?

Agora que você já sabe a importância da leitura nessa primeira fase, vamos te explicar como desenvolver uma rotina para os pequenos:

• Comece Cedo:  Leia para criança antes mesmo do processo de letramento. Nessa fase, livros com ilustração chama a atenção do pequenos.
  • Horário de Leitura: Estabeleça um horário regular como parte da rotina da criança. É preciso relacionar o processo da leitura com algo prazeroso.
  • Livros adequados a cada fase: A escolha do livro, de acordo com cada etapa da criança, é importante para prender sua atenção. Mantenha uma variedade de livros, incluindo contos, livros de banho, livros de pano e livros interativos.
  • Seja expressivo: Use expressões faciais e varie a entonação da voz para tornar a leitura mais envolvente e emocionante.
  • Crie um ambiente confortável: Certifique-se que o ambiente esteja livre de distrações, e seja o mais aconchegante possível.

Paixão de Ler: O projeto de leitura para os alunos do Colégio ELO

O Colégio ELO entende que a leitura é um hábito que deve ser fomentado desde a primeira infância. Sendo assim, pensando nisso, desenvolvemos o projeto pedagógico “Paixão de Ler”. Durante todo o ano,  alunos do período infantil e fundamental, trabalham mais de 30 paradidáticos além de leituras paralelas. Então, no final de doze meses, a partir do tema desenvolvido, ocorre a culminância do programa com a apresentação dos estudantes.

No ano de 2023, os alunos do projeto estarão apresentando o tema “Alice no Maravilhoso País Sustentável”, no palco do Teatro Guararapes, no dia 17 de dezembro. Desse modo, a apresentação teatral contará com a participação dos nossos estudantes e com atores profissionais, realizada sob a assessoria do Grupo Artístico Helena Siqueira Produções.