Férias de Verão – 5 ideias de como aproveitar o mês de janeiro com sua criança.

Férias de Verão: Nem sempre é fácil entreter os pequenos nesse período, mas o blog do Colégio ELO te ajuda nesta missão.

Com o início do ano, muitas famílias ficam no dilema: O que eu faço para “distrair” meu filho(a) durante as férias de verão?

Sabemos  que não é fácil manter crianças e adolescentes, que nasceram imersas em uma realidade tecnológica,  tanto tempo longe das telas.  Segundo a OMS, crianças com menos de um ano não devem ser expostas a essas tecnologias. Para as que estão na faixa etária dos 2 aos 5 anos,  o máximo de uso deve ser de 1 hora, acompanhado(a) pelos responsáveis.

Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, mais de 92% dos pequenos e adolescentes estão inseridos, direta ou indiretamente, nas redes sociais.  Muitos psicólogos alertam que o uso excessivo de tablets, celulares e afins afetam o desenvolvimento dos pequenos.

A permanência, sem o controle dos responsáveis, podem causar problemas como: dificuldade no sono, distúrbio na visão, aumento da irritabilidade, além de causar dependência digital.

A importância da convivência familiar:

Antes de mais nada, sempre é importante pontuar os benefícios das férias na vida dos estudantes. É através delas que os alunos saem um pouco da rotina escolar e vivenciam novas experiências. Em primeiro lugar, isso é muito relevante para a saúde mental, pois  permite que elas se afastem das demandas acadêmicas. Esse intervalo é necessário para desacelerar e reconectar as famílias.

A Interação face a face com o núcleo familiar, desenvolve as habilidades de comunicação e os laços pessoais. Além disso, os relacionamentos pais/responsáveis e crianças/adolescentes é essencial para o crescimento cognitivo e emocional dos pequenos.  Analogamente a esse processo, é necessário que o estudante mantenha uma rotina dentro de casa. Assumir responsabilidades dentro do lar permitem que eles se sintam uteis dentro da dinâmica domiciliar.

5 dicas de como aproveitar a pausa em família:

Culinária Divertida:

Em primeiro lugar transforme o momento das refeições em algo lúdico. Além de ajudar a criar hábitos saudáveis, os pequenos vão desenvolver autonomia e senso de responsabilidade.  Quando você participa desse momento com sua criança/adolescente, cria-se uma memória afetiva que transformará o momento da comida em algo agradável. Mas lembre de sempre adaptar tudo para cada etapa: as crianças precisam estar com alimentos cortados, facas sem pontas e materiais não cortantes ou perfurantes.

Jogos de Tabuleiro:

Reviva os clássicos jogos de tabuleiro como Banco Imobiliário, Monopoly, Detetive e tantos outros. Além de reviver um passa tempo das gerações anteriores, você compartilha experiências  com a nova geração. Outro ponto importante é que esse tipo de atividade estimula o raciocínio lógico, a comunicação verbal, atenção e a concentração.

Dia Temático:

Escolha um tema (pirata, super-herói, princesas…) e organize um dia inteiro de atividades e jogos relacionados a ele. Em primeiro lugar, isso permite que as crianças desenvolvam sua criatividade! Além disso, é possível extrair ensinamentos a partir dos temas decididos.

Desfile de Moda:

Deixe as crianças escolherem roupas do guarda-roupa e ajude-o(a) a organiza um desfile de moda caseiro. Isso promove a criatividade e a diversão. Assim como essa atividade pode se desdobrar em uma sessão de fotos. Deixe que os pequenos escolham as poses estimulando sua liberdade artística.

Piquenique:

Leve sua criança/adolescente para um passeio ao ar livre. O piquenique é uma experiência sensorial onde se desfruta de momentos únicos e longe das telas. Você pode levar frutas e pratos ricos em vitaminas, e fazer a ligação de que a alimentação saudável é algo divertido e lúdico.