Enem 2023: Feras Elo soltam o Verbo

Enem 2023 – O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está se aproximando. Nos dias 05 e 12 de novembro, alunos do Ensino Médio e indivíduos que desejam ingressar no ensino superior, estarão realizando a prova do exame nacional. Querendo saber sobre o que passa na cabeça dos nossos alunos, o Blog do Colégio Elo promoveu um bate-papo com os nossas Feras.

Os Feras Soltam o Verbo

Blog do Colégio Elo, já em ritmo de Enem 2023, teve uma conversa com os alunos Arthur Furtado, Flávia Albuquerque, Ana Júlia Mendes e Ariele Nascimento. Em primeiro lugar, com o incentivo dos professores, os quatro estudantes vêm aproveitando esse mês que antecede o Enem para ajustar o seu ritmo de estudo. Conforme as palavras de Flávia Albuquerque (que vai prestar a prova pela primeira vez):

“Vem o nervosismo. Mas como os professores e a coordenação dizem, a gente não vem se preparando para o Enem de hoje, e sim desde os anos anteriores.”

“Eu acho que vou me sair bem nessa prova, pois estou com muita ajuda do Colégio Elo, da coordenação, dos professores me apoiando sempre.”

Nesse sentido, ela também pontua:

“Eu também estudo bastante em casa, pego as provas, TRI, foco nestas questões básicas, pois é o que faz subir a nossa nota. A confiança na base de estudo supera o nervosismo!”

Ana Júlia conta que logo no início do ano os professore ajudaram as turmas a elaborarem um cronograma de estudo. Sendo este personalizado para se encaixar na agenda de cada aluno.

A gente sabe que esse ano é muito corrido. Temos que lidar não só com a escola, mas com outros compromissos (…)”

“Então a gente (alunos e professores) montou um cronograma de estudos que se encaixe bem e que também dê espaço para o lazer.”

“A gente sabe que se ficar só estudando, a cabeça fica cheia, ao ponto de no dia do Enem está bem estressado (…)

Do mesmo modo Ariele, interessada no curso de Biomedicina, complementa:

“Com o cronograma eu estudo duas horas, aí eu descanso, aí eu volto a estudar (…) tem dado muito certo o cronograma, tenho conseguido absorver bastante coisa.”

Analogamente, Flávia continua:

“Eu foco muito nas áreas de saúde, foco muito em matemática, pois tem um peso enorme (…)”

“Eu fico o dia estudando(…) E tem a escola, sempre dando o suporte, sempre junto da gente.”

“Eu era ruim em redação, e depois de começar a ter aula com Veridiana (professora de redação) minha nota aumentou para 800, 900″

Questão TRI Enem:

Durante a entrevista com os 4 alunos, a palavra que mais se repetia era TRI. Mas o que significa essa sigla? A teoria de resposta ao item é o algoritmo que dá nota a prova. ; para esse método funcionar, as questões são divididas em níveis fácil, médio e difícil. Através do TRI, é possível identificar se o padrão de acertos foi ou não um “chute”. Ana Júlia, interessada no curso de Jornalismo, falou sobre a dica dada pelos professores do Colégio Elo:

“A questão do TRI, que a gente ouviu muito isso, é sempre começar pelas questões fáceis. Se a gente chutar as questões difíceis, o Enem vai entender que a gente chutou, e vai tirar ponto.”