A Importância da Educação Física

Hoje queremos falar sobre a Educação Física! A importância dessa matéria e dos responsáveis por essa missão tão bela está espelhada no Dia do Profissional de Educação Física, que ocorreu na terça-feira, 1 de setembro. É um prazer conversarmos sobre a importância desse profissional para o desenvolvimento integral das nossas crianças. As aulas que envolvem correr, jogar bola e se exercitar normalmente são as mais esperadas da semana e, em meio a tanta diversão, há muito conhecimento e estímulo cognitivo.

Desde a Educação Infantil, o primeiro contato que os pequenos têm fora do seio familiar, a educação cuida para que a evolução física, psicológica, intelectual e nas relações sociais seja completa. A Educação Física é participativa já nessa etapa, quando potencializa as habilidades motoras e ajuda na exploração de mundo e consciência de espaço e de si mesmo. Além disso, ajuda a promover a criatividade, a expressão corporal, a capacidade sensorial, a percepção do lugar do outro, a diversidade de experiências, a memória, o raciocínio e o entendimento dos limites físicos.

A importância das atividades físicas não para por aí. Cada vez mais, vem crescendo os estudos em torno dos movimentos corporais em todos os momentos do Ensino Fundamental. Jogos e brincadeiras são eficazes nessa fase, é um incentivo importantíssimo para as interações sociais e a formação da personalidade.

Nos momentos dos jogos esportivos, o profissional da Educação Física irá estimular os alunos a respeitar as regras e uns aos outros, a ter solidariedade, cooperar, aceitar perdas e lidar de forma saudável com ganhos, trazendo benefícios variados para os círculos sociais e o crescimento humano do indivíduo. Aprimora a autoconfiança, a segurança nos movimentos corporais, o respeito também ao corpo do outro, contribui para que os alunos interajam, se expressem e se aproximem, conseguindo harmonizar uns com os outros, trabalhando em equipe.

Quanto mais o aluno se desenvolve e cresce, mais a Educação Física escolar evidenciará a liberdade emocional para aprender e se expressar, a tolerância e o respeito às normas. Saber trabalhar em grupo pressupõe raciocínio coletivo e, no Ensino Médio, torna-se ainda mais complexo e importante – é um aprendizado social.

A Educação Física é também uma das matérias que mais apresenta o aspecto preventivo, sobretudo em relação ao bem-estar. Há a vantagem de diminuir os riscos para doenças como obesidade, colesterol alto ou hipertensão arterial. A qualidade de vida e a saúde futura dependem bastante da perpetuação do hábito das atividades físicas.

O Colégio Elo quer agradecer aos profissionais da Educação Física que trabalham conosco, participando da linda missão de educar os nossos alunos para o futuro. É primordial para nós ver o compromisso, cuidado e respeito com os quais os profissionais seguem atuando para a saúde, crescimento e conhecimento dos pequenos. Toda a nossa equipe é muito importante para compor esse ambiente de carinho, pedagogia positiva e respeito que constrói dia a dia a Instituição Elo!