Dia dos Professores – Chamado Vocacional dos Educadores

A profissão que forma as outras: O professor

Dia dos Professores - A vocação do educador
Dia dos professores já passou, mas a importância da figura do educador tem que ser enaltecida todos os dias.

Dia dos Professores – Vocação é uma palavra de origem latina, “vocare”, que tem o significado de “chamar”. Ou seja, é ser chamado a uma inclinação natural.

Quando escolhemos uma profissão, em primeiro lugar, pensamos quais são nossos interesses. Em seguida, como podemos transformá-los em uma atividade remunerada. Nesse sentido, tornar-se professor é escolher trabalhar com uma habilidade inata.

No dia 15 de outubro, celebramos o “Dia do Professor”. O primeiro a comemorar esta data foi o professor Salomão Becker. Foi dele a frase que ficou gravada na memória do magistério: “Professor é profissão, educador é vocação”.

Dia dos Professores – O chamado do Educador

O Colégio ELO teve início como um sonho de um educador. Seu fundador, o professor Anchieta, oferecia aulas preparatórias para o vestibular em pequenas salas alugadas.

Atualmente, a família ELO conta com cinco unidades espalhadas por Jaboatão, Recife e Paulista. Além de um quadro de professores que abrange diversas disciplinas.

Sendo resultado da vocação de um educador, o Colégio Elo compreende e valoriza a importância de uma pedagogia afetiva. Por isso, o Blog ELO realizou uma entrevista com os professores Tatiana Marques (Química) e José Roberto Sena (Sociologia) para discutir o início do chamado vocacional do educador.

Professor é Profissão, educar é vocação:

A professora Tatiana Marques começou cedo sua caminhada.  A princípio, ainda aos 16 anos, entrou no curso de Engenharia Química:

“Nesse momento a gente não se conhece bem, não é verdade?!”

Além disso, ainda no período de transição entre a adolescência e a vida adulta, Tati (como é carinhosamente chamada por alunos e colegas), conseguiu uma vaga de emprego na Brahma. Enquanto trabalhava para a cervejeira brasileira, Tatiana ficou responsável por ensinar funcionários o uso correto de maquinários.

Foi nessa função, enquanto tutorava seus colegas, que a adolescente descobriu seu amor pela educação:

“Eu comecei a me deslumbrar, quando no fim de cada curso que eu dava, eu percebia aqueles profissionais dominando toda aquela tecnologia”

A maior alegria de um professor é:

Em primeiro lugar, é de conhecimento comum que a vida de um docente é cheio de desafios. Mas é em meio  a essas adversidades que o trabalho do professor floresce. O professor de sociologia José Roberto Sena deixa claro que uma das felicidades em sua vida lecionando, é ver a conquista dos seus alunos:

“E isso me alegra bastante, ver essas conquistas. O ciclo que está transitando, uma nova vida que virá a partir do fim do ensino médio.”

O educador também pontua a importância dos vínculos que se formam, dentro da sala de aula:

“O fato da gente ter uma discussão, um conteúdo que dá um sentido para a vida, que a gente vê o engajamento, a participação e vê o quanto isso vai ser importante para a formação dele (aluno)”