Como escolher a melhor educação escolar para o seu filho

Escolher a melhor educação escolar para seu filho impacta não só na aprendizagem, mas no desenvolvimento dele como ser humano.

É verdade que a educação começa em casa, mas a escola tem também papel fundamental na formação do indivíduo. De acordo com as ideias de Paulo Freire, grande pensador e educador pernambucano, a educação é um ato revolucionário. Ela contribui para interpretação e reflexão capaz de causar grandes transformações no mundo.

A escola está presente durante grande parte da vida do cidadão, principalmente em momentos cruciais do seu desenvolvimento. Ela é responsável não só pela aprendizagem didática, mas assume papel importante no crescimento da criança, no desenvolvimento de seus valores, socialização e até mesmo no caminho que ela irá trilhar do ensino básico ao ensino superior e sua entrada no mercado de trabalho.

Tendo em vista a importância da escola desde do ensino fundamental ao ensino médio, a escolha pela escola ideal se mostra crucial. É nesse momento que a criança se abre para novas experiências e oportunidades que moldarão seu comportamento, além da sua aprendizagem.

A escolha da melhor educação escolar é um investimento a longo prazo que impacta qualquer pessoa. A grande quantidade de escolas públicas e privadas podem dificultar o processo de escolha, mas deixamos aqui alguns pontos relevantes para levar em consideração a melhor educação escolar para seu filho.

Projeto pedagógico

A proposta pedagógica é o principal ponto a ser analisado pelos pais. Existem diversas vertentes e cada uma tem seu método de aprendizagem diferente. A família junto a criança deve analisar se o método daquela escola condiz com os valores e sistema educacional esperado por todos.

Para conhecer o projeto pedagógico tente saber como é o processo de ensino em sala de aula. Converse com professores e coordenadores, veja como os adultos se relacionam com as crianças. Se informe sobre a equipe docente, número de alunos e atividades que são propostas, não só na aprendizagem tradicional, mas no desenvolvimento de habilidades dos estudantes.

Tenha em mente, principalmente, a qualidade de ensino e os métodos que são usados para disseminar o conhecimento. É essencial que o sistema educacional vá muito além das tarefas de casa e abordagem determinista, mas que procure ensinar valores e estimular o desenvolvimento cognitivo e social do aluno a fim de formar cidadãos e profissionais mais competentes.

O melhor projeto pedagógico é aquele que se encaixa com as necessidades da criança e da família, então explore ao máximo esse ponto para ter certeza de que o sistema educacional escolar condiz com o indivíduo que você quer formar.

Estrutura

Segundo uma pesquisa da UNESCO em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) escolas com melhores infra estruturas possuem também maiores notas no Ideb. Isso acontece porque uma boa estrutura afeta diretamente a qualidade de aprendizagem dos alunos.

A escola não precisa ser necessariamente grande, mas deve ter um bom espaço equipado para o conforto e que facilite o processo de aprendizagem. Uma boa estrutura também é responsável por educar as crianças e servem como áreas de lazer e ensino.

A realidade, porém, é mais difícil. De acordo com o Censo do ano passado (2018) apenas 8% do ensino fundamental e 38,8% do ensino médio das escolas públicas tinha laboratórios de ciências. Já em escolas particulares os números chegam a 26,3% e 57,2%.

Ter acesso a uma boa estrutura que contém espaço em sala de aula, biblioteca, laboratórios, área de lazer, acessibilidade e materiais básicos, facilita o processo de ensino, assim como reflete no desempenho escolar. O estudo correto em um bom ambiente pode propiciar o desenvolvimento de atividades na escola. Assim a infraestrutura vai muito além da questão estética e mostra-se como fator importante para seu filho.

Acolhimento da equipe

A equipe de professores, coordenadores e outros adultos profissionais que estarão no dia a dia do seu filho devem ter importância no processo de escolha da melhor educação escolar. É esse time que estará presente na vida da criança por um bom tempo e servem não só como trabalhadores da escola, mas como bons exemplos e educadores para seu filho.

Uma ótima equipe acolhe os alunos independente de raça, cor, religião contribuindo para a pluralidade e aceitação das pessoas. Eles também são responsáveis pelo processo de adaptação das crianças na escola, facilitando o ajuste delas com o método de ensino, ajudando a fazer amizades e se sentirem bem no ambiente.

Eles também sempre visam a pluralidade e tratamento de um para um, humanizado que confere mais confiança da criança e dos próprios pais.

Distância de casa

Com o trânsito caótico que temos nas grandes cidades, manter um filho em uma escola distante pode ser um desgaste físico e emocional, tanto para os pais quanto para as crianças. Isso pode, também, acabar alterando os hábitos familiar, como alimentação e regularidade do sono, dificultando a concentração e o processo de aprendizado do aluno.

Por isso, certifique-se de que a educação escolar proposta pelo colégio seja de boa qualidade e seja credenciada pela Secretaria de Educação, além de levar em consideração todos os pontos anteriores citados, pois de nada adianta uma boa distância se o projeto pedagógico ou a estrutura não compensarem.

Percebe-se, então, que a escolha da melhor educação escolar para seu filho deve ser realizado com cuidado e cautela, levando em consideração muitos pontos que podem impactar o rendimento escolar dele.

A melhor opção é aquela que se adequa às suas expectativas e estilo de vida, assim como os valores que você deseja passar para o seu filho. Além de buscar sempre valorizar o processo de aprendizagem e tornar seus alunos estudantes e cidadãos excelentes.

Quer garantir uma educação de qualidade para o seu filho? Clique aqui para receber mais informações sobre a matrícula do Colégio Elo.

Conteúdo relacionado

Comentários