Alunos ELO são medalhistas em Olimpíada

Os estudantes dos ensino médio e fundamental, entre o 7° ao 3° ano, garantiram medalhas de prata e bronze na VII edição da OBRL (Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico). Ao todo foram 21 medalhas conquistadas!

Qual o objetivo da OBRL?

A Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico tem o objetivo de estreitar os laços entre as escolas e o mundo dos jogos e desafios lógicos. Essa didática tem o poder de estimular a memória, a criatividade, a destreza e o pensamento analítico dos alunos. Além de ajudar a desenvolver capacidades de concentração na solução de problemas, seja sozinho, ou em grupo.

Ressalta-se ainda o caráter meramente pedagógico da competição, assim alcançando tanto as escolas da rede pública quanto privada. É dividida em apenas duas fases:

• Fase – 12 questões a serem resolvidas em 60 minutos, cada questão valendo 3 pontos, totalizando 36 pontos.
  • Fase – 12 questões a serem resolvidas em 60 minutos, porém nessa fase as questões possuem valores entre 2, 3 e 4, ao final totalizando 36 pontos.

Benefícios em participar da olimpíada

Em primeiro lugar, com atividades extracurriculares como essa, os alunos conseguem ampliar o seu repertório acadêmico, tornando o currículo mais atraente para o futuro.

Em seguida, nas fases do ensino fundamental e médio, é indispensável que o estudante desenvolva o raciocínio lógico porque será essencial para o bom resultado em provas e vestibulares.

“A participação dos estudantes nessas competições é de extrema importância para o desenvolvimento escolar. Aqueles que participam se tornam mais disciplinados, organizados e focados. Além disso, podem apresentar pontuações suficientes para ingressar em universidades no Brasil e no exterior. Sem falar de possíveis medalhas e certificados, que contribuirão no currículo escolar de nossos estudantes”, explica Gleibson Rodrigues, coordenador de olimpíadas do Colégio ELO.

Medalhista ELO

Conversamos com uma das alunas medalhistas, a Alice Pessoa Mendes Souza do 1° ano do ensino médio, medalha de prata. Alice nos contou um pouco mais sobre essa experiência incrível.

“Tenho 15 anos, a Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico foi a terceira olimpíada que participei na vida. Antes de participar de alguma olimpíada de conhecimento, pesquiso modelos de questões que costumam serem cobradas, respondo provas antigas como uma forma de me testar e aperfeiçoar meus pontos fracos. O Colégio ELO promove também algumas oficinas de estudos para nos ajudar com os assuntos.

O que me motiva a participar de olimpíadas de conhecimentos é a vasta oportunidade de entrar em universidades, sobretudo os conhecimentos agregados. Sobre ter conquistado a medalha de prata, a felicidade é grande, muito bom poder incentivar outras pessoas, além de encher meus pais de orgulho.

Com a OBRL, pude aprender mais sobre probabilidade e ter a visão de que a matemática possui uma sequência lógica, isso foi muito importante.”

Como participar ?

Primeiramente o aluno precisa ficar de olho nas datas da olimpíada que será divulgada pelo colégio. Em seguida, é preciso conferir o edital com muita atenção. Pois lá terá detalhadamente como funcionará, o que será ou não permitido e os conteúdos abordados.

Com isso feito, o próximo passo é fazer a inscrição. Nessa etapa, é preciso preencher suas informações pessoais e demais dados que forem solicitados. O recomendado é fazer essa parte com a presença de seu acompanhado do seu coordenador ou de algum responsável que possa ajudar nas partes burocráticas.

Colégio ELO tem foco nas olimpíadas de conhecimentos

O ELO sabe da importância das olimpíadas e incentiva os seus alunos a participarem. Inclusive, temos uma coordenação exclusiva para assuntos das olimpíadas. Primeiramente, os alunos são convidados por meio de informativos e do app do Colégio ELO.

Em seguida, a coordenação cria grupos de estudos com os alunos interessados. “Temos aulas olímpicas específicas para cada área. As aulas acontecem sempre de forma on-line, onde todos os alunos de todas as unidades do ELO podem participar através do link disponibilizado pela coordenação, promovendo interação de nossos alunos”, explica coordenador.

CONFIRA A LISTA ABAIXO

Prata