Outubro Rosa: Juntos Pela Conscientização!

Outubro Rosa: Juntos Pela Conscientização!

Outubro Rosa: diagnóstico precoce salva vidas

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A princípio, a luta pela causa começou através da Fundação Susan G. Komen for the Cure . Logo na primeira corrida do movimento, foram distribuídos laços rosas, símbolo da organização.

Eventualmente nos anos 90, a data ganhou relevância nas mídias e em diferentes setores da sociedade. No mundo, o câncer de mama é o que mais acomete mulheres. Cerca de 2 milhões de casos foram estimados no ano de 2020. Certamente é a doença que mais causa perdas dentro de círculos sociais e famílias.

A importância do dia D:

Outubro Rosa - Luta pela conscientização.
Mulheres contra o câncer de mama – Outubro Rosa

Com efeito, só em 2022, 66.280 casos de câncer de mama foram diagnosticado no Brasil. Primeiramente, o Dia D no mês do Outubro Rosa, tem a proposta de promover a conscientização sobre a doença. Nesse sentido, o Ministério da Saúde e o Inca (Instituto Nacional de Câncer) trabalham a campanha “Informar para proteger. Cuidar para viver”.

Fique de olho!

De antemão, os principais sintomas para ficar de olho são: caroço na mama; pele avermelhada; saída de líquido de um dos mamilos. Contudo, em algumas situações, podem aparecer nódulos no pescoço e axilas.

Não existe um padrão para o câncer de mama. Fatores como envelhecimento, casos na família ou consumo de substâncias tóxicas podem engatilhar a doença.

Fatores Ambientais e Físicos:

  • Sobrepeso
  • Sedentarismo
  • Consumo de álcool
  • Histórico Familiar

O melhor remédio é a prevenção. Leve uma vida equilibrada com uma alimentação saudável. Pratique atividades físicas regularmente. Evite fumar e consumir substâncias tóxicas.

O Colégio Elo incentiva o autocuidado como caminho de combate ao câncer de mama. Informação protege e cuidado salva vidas.

Conteúdo relacionado

Comentários