Como ajudar o meu filho no período da alfabetização?

Como ajudar o meu filho no período da alfabetização?

O período de alfabetização é com certeza um dos mais importantes para as nossas crianças. Esse ciclo, de acordo com o MEC, tem início nos primeiros três anos do Ensino Fundamental e precisa continuar sem interrupções.

Quando de fato começa o período de alfabetização?

Já falamos sobre o importante período da Educação Infantil, quando as atividades lúdicas e sociais contribuem para o crescimento das crianças. Apesar de termos uma ideia diferente do que é o 1º e 2º ano escolar – quando institucionalmente o aprendizado da leitura seria iniciado – a alfabetização começa a ser preparada bem antes, a cada vez que o seu filho se comunica e se relaciona em sociedade. As relações sociais são forma de aprendizado no ambiente escolar também durante o período de alfabetização.

 “Antes mesmo de entrar na escola, as crianças já estão imersas no processo de alfabetização”Nova Escola

Uma vez que o professor encontra a oportunidade de ajudar o aluno na leitura de símbolos, desenhos, cores e escrita, ele está preparando o estudante para a alfabetização. 

O meu filho está atrasado?

O período de alfabetização ocorre em diferentes níveis

É comum os pais pensarem que as crianças podem estar “atrasadas” ou “muito aceleradas”. Mas a alfabetização ocorre de fato em níveis diferentes a depender das experiências de cada aluno. O 1º e 2º ano são determinantes para que a criança percorra o seu aprendizado, e a alfabetização se intensifica ainda mais entre os 5 e 7 anos de idade.

Essa foi uma preocupação comum, principalmente durante a quarentena. Patrícia Diaz, pedagoga e diretora de desenvolvimento educacional da Comunidade Educativa Cedac, adiciona ainda que o possível “atraso” não é prejuízo irrecuperável, pois a criança tem diferentes experiências que podem ser adquiridas em vários ambientes.

Como ajudar o filho (a) no período de alfabetização?

Leia com os pequenos

Já conversamos anteriormente sobre como incentivar a leitura com o filho: desde dicas para a criação do hábito da leitura, até a sua importância para a criação de laços entre pais e filhos e também sobre o espaço para a poesia.

Utilize jogos e brincadeiras para ensinar

Como falamos, praticar a leitura e escrita não é só repetir letras. Jogos como quebra-cabeças, banco imobiliário e até desenhar ajudam no reconhecimento de símbolos e palavras, principalmente com a repetição. Até já falamos sobre como cozinhar com o seu filho pode ajudá-lo no aprendizado!

Proponha tarefas

Deixe que ele digite no teclado do celular ou computador – claro, com equilíbrio e cuidado. Preencher calendários, recortar revistas ou jornais, escrever a lista do supermercado… Atividades simples do dia a dia que podem tornar a escrita e a presença das letras mais divertida.

Escolha o melhor ensino para o seu filho

Também já tivemos uma boa conversa sobre a parceria entre família e escola. A escola não poderá jamais tomar o lugar da família e vice e versa: cada uma tem sua função tão primordial na sociedade. A família precisa estar sempre em comunicação com a instituição pedagógica para que a criança tenha o aprendizado particular que necessita.

O Colégio Elo tem uma equipe atenta aos potenciais individuais de cada aluno, trazendo para a sala de aula ambientes de afeto, que estimulam o aprendizado. Não trabalhamos com uma alfabetização que se simplifica pela cópia e escrita, mas sim com uma rotina prática e espontânea, que instigue o gosto pela leitura, pela gramática e pela compreensão do mundo. Conheça mais sobre a nossa instituição! 

Conteúdo relacionado

Comentários