Leitura e poesia para as crianças

Leitura e poesia para as crianças

O Dia Nacional da Leitura é 12 de outubro e o Dia Nacional da Poesia é 31 de outubro. São duas datas que celebram o benefício das letras, rimas e livros para as nossas vidas. Já tivemos boas conversas sobre a leitura, tanto em sua capacidade de aproximar pais e filhos quanto no imenso aprendizado que pode trazer. Hoje, vamos falar especificamente sobre a poesia para as crianças.

Poesia para as crianças

A poesia é excelente. Além de muito agradáveis e divertidos, os poemas trazem benefícios diversos desde o nascimento da criança. Relembramos a importância de contar historinhas para os bebês desde a barriga, pois devemos começar o processo da leitura o mais cedo possível para criarmos esse  hábito de forma fixa. Os pequeninos gostam de ouvir a sonoridade das rimas e repetições. Quanto mais incentivo a criança recebe, melhor: mais acesso ao mundo imaginativo, criativo e lúdico dos livros, mais momentos bons e afetivos com o responsável e mais expansão do aprendizado.

Poesia para a inteligência cognitiva e emocional

A poesia infantil transmite não apenas divertimento, mas valores importantes e conhecimentos específicos que vão além da alfabetização. Através da escrita, geralmente feita no formato do verso, estimula-se a criatividade e a linguagem, garantindo para o futuro um adulto mais comunicativo, com facilidade para a fala, maior amplitude de vocabulário, interpretação e velocidade na compreensão de um texto. Essa habilidade será importante desde a escola até a vida pessoal, acadêmica e profissional. 

A forte aquisição da cultura, história e literatura, bem como maior sensibilidade, empatia e possibilidade para interpretar a vida são alguns benefícios que também auxiliam na inteligência emocional. Ler poesias é explorar o mundo de forma sensível e lírica. 

Se quer começar a ler poesias com os pequenos, recomendamos os poemas de palavras curtas, simples, que falam sobre animais, amizade, gentileza, alegria, amor… As temáticas mais lúdicas e de aprendizado específico. Este tipo de literatura usa muito o som e sentido das palavras, sendo mais fácil para as crianças fixarem o conteúdo e, além de tudo, um ótimo exercício para a memória. A dica que damos é ler com encenações, com entonações diferenciadas, para facilitar a fixação. 

Confira alguns poemas infantis: 

  • Pontinho de Vista – Pedro Bandeira

Eu sou pequeno, me dizem,

e eu fico muito zangado.

Tenho de olhar todo mundo

com o queixo levantado.

Mas, se formiga falasse

e me visse lá do chão,

ia dizer, com certeza:

— Minha nossa, que grandão!

  • O Pato, de Vinícius de Moraes

Lá vem o pato

Pata aqui, pata acolá

Lá vem o pato

Para ver o que é que há.

O pato pateta

Pintou o caneco

Surrou a galinha

Bateu no marreco

Pulou do poleiro

No pé do cavalo

Levou um coice

Criou um galo

Comeu um pedaço

De jenipapo

Ficou engasgado

Com dor no papo

Caiu no poço

Quebrou a tigela

Tantas fez o moço

Que foi pra panela.

Se quiser ampliar ainda mais o seu catálogo de poemas, indicamos estes 15 poemas infantis. O Colégio Elo incentiva a leitura como base para uma educação necessária, completa e positiva. Conheça o nosso projeto Paixão de Ler! 

Conteúdo relacionado

Comentários