Metodologias ativas: o que são e quais os tipos

Metodologias ativas: o que são e quais os tipos

Com o avanço da tecnologia, a educação precisou se transformar. Sobretudo nos métodos de ensino. Os modelos tradicionais estão entrando em desuso. Logo, as metodologias ativas estão sendo cada vez mais usadas, já que são vantajosas para alunos e professores.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que os alunos sejam protagonistas de sua aprendizagem e do seu crescimento pessoal. Assim como na BNCC, é isso que as metodologias ativas buscam fazer.

O que são metodologias ativas?

São técnicas de ensino onde os alunos são os principais responsáveis pelo seu desenvolvimento. Dessa forma, os alunos são postos em situações que eles são estimulados a fazer e pensar soluções para os problemas.

Como resultado, os estudantes passam a ter mais noção social e política.  

Benefícios das metodologias ativas

De acordo com estudos realizados na área de educação, as vantagens das metodologia ativas são muitas. Confira a lista com algumas delas!

  • Autonomia do aluno: os alunos ganham autoconfiança, inteligência emocional e sabem como agir em diversas situações da vida;
  • Facilidade no aprendizado: por integrar teoria e prática, os estudantes aprendem de maneira mais dinâmica;  
  • Trabalho em equipe: a turma percebe a necessidade da colaboração e entende como lidar com os conflitos em grupo.

Quais os tipos de metodologias?

Existem diversas formas de aplicar as metodologias ativas em sala de aula. São mais comuns: aprendizagem baseada em problemas, ensino híbrido, gamificação e sala de aula invertida. 

Na aprendizagem baseada em problemas os alunos recebem um tema e precisam resolvê-lo a partir de estudos e pesquisas. Assim, os alunos são estimulados a pensar fora da caixa e, em alguns casos, a trabalhar em equipe. 

Já no ensino híbrido, a ideia é que os alunos assistam aulas com os professores, mas também busquem sozinhos por temas que lhe interessam. Além de dar mais liberdade, as aulas EAD trabalham o foco e a concentração. 

Do mesmo modo, acontece no método de sala de aula invertida. Os professores mostram um tema e os estudantes são responsáveis por pesquisar sobre e trazer suas dúvidas para a sala de aula.  

Diferentes das demais, a gamificação é a forma de ensinar através de jogos que despertem o interesse dos alunos pelo assunto. Além de educar, ajudam a descontrair o ambiente escolar, promovem colaboração e o espírito de equipe. 

Metodologias ativas no Colégio ELO

Acreditamos que diferentes formas de aprendizagem atraem a atenção dos alunos para o que está sendo ensinado e os mantém engajados nas aulas, além de desenvolver suas habilidades que é um dos pilares do Colégio ELO. Atualmente, a mais utilizada no ELO é o ensino híbrido, que passou a ser adotado em 2020 por conta da pandemia. Entretanto, outras formas já eram usadas bem antes do híbrido.

No ELO, os alunos têm aulas com resolução de problemas que os incentiva a pensar em novas soluções para o problema em questão. Juntamente, nas aulas são feitos estudos de caso e aulas de júri simulado em que a turma é dividida em acusação x defesa e os alunos precisam apresentar seus motivos para convencer o júri. 

Além disso, há aulas com jogos e brincadeiras e outras de atividades do tipo “faça você mesmo” que despertam a criatividade e o trabalho em equipe entre os alunos. 

Conteúdo relacionado

Comentários