Conteúdo relacionado

Desenvolvimento de Sistemas: Uma Carreira em Alta Demanda
Sem categoria
23 de abril de 2024
Sem categoria
14 de setembro de 2020
Os livros são essa brilhante ferramenta de crescimento e imaginação. Já conversamos sobre como ensinar a prática da leitura aos pequenos, mas tocar nesse assunto nunca é demais, pois a leitura aproxima pais e filhos. Quando nós, família, nos unimos para dividirmos um momento de tanta ternura, criatividade e sonhos, só temos a acrescentar em nossas relações.
Por reconhecermos o valor tão importante da literatura, vamos conversar sobre alguns dos benefícios gigantescos que esse momento traz para a família, aproximando pais e filhos.
A leitura é uma demonstração natural e pura de afeto. Essa importância começa incrivelmente desde o momento da gravidez. A partir da vigésima semana de gestação, o bebê identifica a voz dos pais, e a narração estável e contínua, recheada de amor, trará calma e confiança.
Após o nascimento da criança, será mais fácil manter o hábito. Os livros serão importante ferramenta para a curiosidade, as descobertas, a imaginação, a criatividade, ou seja, benefícios infinitos, tanto emocionais quanto cognitivos. Mesmo a empatia, tão importante para a constituição humana, pode ser desenvolvida enquanto a criança observa outros modos de vida, escuta os fatos pela história de narradores e pode perceber os sentimentos dos personagens.
Se os filhos já estão grandinhos, costumamos achar que é mais difícil desenvolver o hábito. A dica que damos é aproveitar os dias mais tranquilos, férias, fins de semana, ou até aquele período em casa de praia ou quintal. Na correria do dia a dia, inicialmente, pode ser que o sentimento de cansaço vença. Após percebermos quão gostoso é, mais empolgados nos sentiremos.
Entretanto, se as férias estão distantes, não fique aguardando um “momento oportuno” para começar. O melhor início é aquele desde já, recheado de vontade. Após ter tentado estabelecer o hábito, lembre-se de criar momentos específicos apenas para ler juntos: antes de dormir, nos domingos pela tarde, ou até mesmo, se os filhos já são mais jovens, combinar o mesmo livro para curtirem durante a semana e, no sábado, conversarem sobre o tema e debaterem, como um clube da leitura em família. É sempre válido decorar um espaço só para isso, com muita criatividade e amor: uma parede, uma mesa, uma estante, recortes, pinturas, coloridos e muita alegria deixará aconchegante e personalizado.
Essa é a dica de ouro: não é muito válido incentivarmos os nossos filhos a agirem quando nós mesmos não damos o exemplo. É claro, trabalhar deixa tudo mais cansativo. Entretanto, imergir em uma história divertida e instigante te dará um descanso mental incrível. Mesmo que seja um jornal, uma revista, ou qualquer livreto que tiver encontrado e que te interesse, demonstrar para os filhos com a sua própria atitude é sempre a melhor escolha. Depois, ficará mais fácil instiga-los pelo depoimento daquele novo livro que você leu e gostou muito.
A leitura é uma troca. Não é apenas narrar palavras, é juntar o útil ao agradável. Quando você estiver cansado do trabalho e se sentar ao lado da cama do seu filho, poderá deixar-se levar pela imaginação tanto quanto ele. Caso esteja tão cansado que a história não te distraia, com certeza o afeto dividido entre vocês nesse instante será recompensador.
Você ficará encantado ao conhecer mais sobre o nosso projeto Paixão de Ler, pois consideramos o incentivo aos livros primordial para a educação de qualidade e o crescimento humano. Entretanto, ler em casa é uma ação necessária, mesmo que a criança já tenha esse hábito no cotidiano escolar. Além da obrigatoriedade mental que ler na escola aparenta ter, a leitura em casa é em ambiente de afeto de uma reunião familiar, fortalecendo laços entre pais e filhos, entre brincadeiras, ligado diretamente ao prazer e ao sentimento.
No Colégio Elo, incentivamos a leitura de forma direcionada e partilhada entre alunos, em conjunto com propostas para o engrandecimento da educação e ética dos nossos pequenos. Conheça o nosso projeto Paixão de Ler!
Comentários