Conteúdo relacionado

Desenvolvimento de Sistemas: Uma Carreira em Alta Demanda
Sem categoria
23 de abril de 2024
Sem categoria
23 de setembro de 2021
Chegou o momento do vestibular. É hora de escolher o curso no Enem e você não faz ideia de qual é a profissão certa? Calma! Antes de mais nada, saiba que é super normal ficar ansioso para fazer essa escolha. Às vezes, a pressão da família, da escola e até mesmo a cobrança que você coloca em si podem acabar dificultando essa decisão.
Para te ajudar, a nossa psicóloga Naiara Mota (CRP-02/14429) preparou 7 dicas que você pode usar na hora de escolher sua profissão.
Antes de tudo, olhar para si mesmo é o 1º passo na hora de pensar no futuro. Veja sua personalidade, quais são seus pontos fortes e fracos, o que você gosta e o que você faz com prazer. Provavelmente, esses são seus dons e as suas melhores habilidades.
Lembre que você não precisa decidir com 17 ou 18 anos a profissão da sua vida. É melhor adiar um pouco do que escolher errado. Portanto, pense com calma e diga aos que estão ao seu redor para ter calma também, provavelmente os pais e professores também estão ansiosos por essa sua decisão.
Pesquise informações na internet, anote o que chamar a sua atenção e converse com profissionais que trabalham na área para entender a rotina de trabalho.
Os alunos do Colégio ELO tem a oportunidade de tirar dúvidas, descobrir os pontos fortes e os desafios de diversas profissões na Feira das Profissões, realizada na unidade da escola no Janga.
Às vezes, um meio de escolher o curso é listar as características mais comuns de cada e, em seguida, eliminar algumas opções. Por exemplo: “advogado tem que falar bem” ou “contador tem que saber muito de matemática”. Entretanto, lembre-se que todas as profissões têm suas singularidades e existem muitas variações dentro da mesma profissão. O ideal é não se prender ao estereótipos.
Todos nós precisamos saber um pouco de economia para administrar nossas finanças ou de alimentação saudável para ter um estilo de vida melhor. Entretanto, não é somente por essas noções básicas do dia a dia que a pessoa vai decidir cursar Economia ou Nutrição, por exemplo.
Seu interesse por determinada área não deve ser o único ponto para determinar a escolha da sua profissão. Pense nas suas habilidades, nas matérias que você tem facilidade e quais são as atividades que você gosta de fazer. Juntamente a isso, avalie principalmente se as disciplinas do curso dão match com as suas habilidades.
Pode ser que seus pais, professores ou pessoas do seu convívio tenham opiniões a respeito do seu futuro. Eles provavelmente lhe conhecem, tem experiência ou conhecimentos a mais que você e talvez percebam coisas que você ainda não notou. Não descarte totalmente a opinião deles, mas saiba filtrar o que eles dizem.
Se você ainda está em dúvida, um teste vocacional pode te ajudar. O indicado, e mais seguro, é fazer o teste com o suporte de um psicólogo, seja da sua escola ou particular, porque ele te orientará da melhor forma.
Entretanto, caso você não tenha como fazer o teste com um psicólogo, na internet existem vários testes disponíveis. Indicamos um teste para saber as características da sua personalidade e um teste vocacional gratuito que vai te ajudar na hora de escolher a profissão certa para você.
Comentários