Conteúdo relacionado

Desenvolvimento de Sistemas: Uma Carreira em Alta Demanda
Sem categoria
23 de abril de 2024
Sem categoria
23 de fevereiro de 2022
Você se lembra da última vez que passou horas sem usar o celular? Provavelmente faz tanto tempo que você já esqueceu quando foi, não é? O celular é um item indispensável na nossa vida, mas que ainda gera polêmica em alguns casos. Por exemplo, o uso de celular em sala de aula ajuda ou atrapalha o rendimento escolar?
A pesquisa O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?, de 2017, viu que, para os professores, o bom uso da tecnologia aumenta a motivação dos estudantes. Ao mesmo tempo que desenvolve as habilidades cognitivas e a capacidade de buscar informações por conta própria.
O uso da tecnologia é inevitável. Inclusive, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva o seu uso na produção de conhecimentos, na solução de problemas e na comunicação mais rápida entre alunos e professores.
Antes de tudo, é bom lembrar que os jovens estão sempre conectados. Então, usar o celular em sala de aula é uma forma de se aproximar da realidade a fim de deixar a aula mais interessante.
Dessa forma, o resultado é uma aula mais dinâmica e interativa, que prende a atenção dos alunos e facilita a aprendizagem.
Além disso, o celular passa a ser uma ferramenta que também facilita a vida do professor. Por meio dele é possível fazer atividades e provas, interagir com os alunos e acompanhar melhor o seu desenvolvimento.
O maior problema para pais e professores é que os jovens não sabem controlar o uso do celular. O que deveria ser um meio de facilitar, acaba atrapalhando a vida por não saber a hora de parar de usar. Muitas vezes, é difícil sair das distrações do celular, principalmente no momento dos estudos.
É preciso que escola, pais e alunos achem a melhor forma de proporcionar um uso consciente do celular, explorando e aproveitando seus recursos ao máximo. Uma boa tática é usar jogos e apps que ensinam de forma lúdica sobre os mais variados assuntos, visto que os apps já fazem parte da vida dos usuários de celular na hora de estudar. Se liga nas dicas de apps que preparamos!
LeLe Sílabas (App Store e Play Store)
Neste app as crianças literalmente aprendem brincando! Os jogos para formar palavras através da junção de sílabas, com apoio dos sons das sílabas, ajudam no desenvolvimento da criança que está na fase de alfabetização.
Duolingo (App Store e Play Store e Web)
O app de idiomas mais popular do mundo! Com ele, você aprende ao mesmo tempo em que se diverte. Assim como num jogo, são diversos níveis com várias fases que aumentam o grau de dificuldade à medida que você aprofunda seus estudos.
Estuda.com ENEM e Vestibular (App Store e Play Store e Web)
A plataforma de estudo online tem como foco a resolução de questões para o ENEM e demais vestibulares. São mais de 200 mil questões e simulados disponíveis, com filtros que se adaptam a sua prioridade de estudos.
Forest: Mantenha o Foco (App Store e Play Store)
Diminua a procrastinação e o uso do celular por meio deste app que trabalha o foco com a técnica Pomodoro e auxilia na execução das atividades de rotina ao mesmo tempo em que você contribui com o meio ambiente através da plantação de árvores de verdade.
Easy Study (App Store e Play Store)
Tem dificuldades na hora de montar seu cronograma de estudos? Esse app facilita sua vida em apenas três passos: selecione as matérias, quantas matérias você quer estudar por dia e o app monta o seu cronograma.
Comentários