Conteúdo relacionado

Desenvolvimento de Sistemas: Uma Carreira em Alta Demanda
Sem categoria
23 de abril de 2024
Sem categoria
18 de maio de 2022
Protagonismo Escolar – Você sabia que o dia 18 de maio é marcado pela luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes? E nesse dia, não basta envolver apenas a área da justiça, mas também toda a sociedade em uma única força.
Em outras palavras, o abuso sexual é uma invasão na sexualidade da criança ou adolescente, trazendo consequências físicas e/ou psicológicas. Ele pode acontecer em qualquer lugar. Portanto, é importante manter a atenção para proteger nossos jovens.
Desde pequenos temos a escola como uma segunda casa, é o lugar onde crianças e adolescentes passam a maior parte dos dias. Por isso, discutir o assunto em um local como esse, é tão importante.
O abuso sexual intrafamiliar está presente em mais de 80% dos casos, de acordo com a Cartilha produzida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). Esse dado nos mostra que muitos alunos não possuem um ambiente acolhedor dentro de seus lares, partindo de suas próprias casas o início de violações dos direitos.
Contudo, a escola deve se colocar posta como um ambiente acolhedor. Possibilitando a escuta, e sendo sensível com aqueles que precisam ser ouvidos, dano o suporte necessário com toda atenção e cuidado.
Nesse sentido, os professores são grandes aliados na garantia desses direitos. Além de educadores, eles desempenham o papel de amigo, protetor, ouvinte e conselheiro dos alunos. Assim, ao permitindo o diálogo a esses sujeitos, eles podem ser reestruturados e compreender que podem e devem sair de um ciclo que não é correto.
Ainda assim, dificilmente as vítimas conseguem revelar a violência sofrida, muitas vezes por medo ou ameaça. Porém, ainda é possível perceber algumas alterações de comportamentos. Como: isolamento social, mudanças de humor constantes, estresse elevado, irritabilidade, dentre outros.
O abuso e exploração sexual contra menores é crime. Se você fica sabendo de algum caso, e mesmo assim não denuncia, está sendo omisso e colaborando para a continuidade de um delito seríssimo.
Em casos de suspeita, existem diversos meios de contato, como:
Aqui no Colégio Elo, acreditamos que a informação é a melhor arma para combater
Faça a sua parte, denuncie!
Seja a rede de apoio para aqueles que mais precisam.
Comentários