Pode ser TDAH? O que fazer quando a distração prejudica os estudos

Pode ser TDAH? O que fazer quando a distração prejudica os estudos

TDAH – No último ano, professores e pais lidaram com o desafio de manter seus filhos concentrados nos estudos. Majoritariamente por causa das aulas EAD. Isso causou o aumento de diagnósticos de TDAH e a percepção da ansiedade na infância.

Você já deve ter ouvido falar no Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): a mídia debate amplamente esse tema há tempos. Dados indicam que esse transtorno afeta até 5% das crianças no mundo. Estudos apontam que menos de 20% das pessoas com TDAH no Brasil recebem algum tipo de tratamento. Em outras palavras, menos de um quinto da população recebe tratamento.

O diagnóstico de TDAH é facilmente confundido com comportamentos típicos da criança. É fundamental que haja o acompanhamento de um profissional para avaliar os critérios determinantes. O excesso de energia nas crianças gera, naturalmente, distrações que se confunde com hiperatividade. Alguns comportamentos, no entanto, podem ser um indício de que a criança precisa de um acompanhamento profissional. 

Embora seja mais comum entre crianças e adolescentes, muitas vezes os sintomas persistem na vida adulta. Fatores como desempenho escolar ruim, desatenção constante, agitação incontrolável e muitos outros fazem os pais brigarem com os filhos, sem entender que a criança não consegue controlar esses impulsos.

TDAH: O que fazer?

O TDAH é confundido, muitas vezes, com comportamentos típicos da criança. Portanto é fundamental que haja o acompanhamento de um profissional da saúde para avaliar os critérios determinantes. Crianças são, naturalmente, “agitadas”.

A abordagem cognitivo-comportamental em psicoterapias tem se mostrado bastante eficaz no tratamento destes casos, com foco em mudanças comportamentais no cotidiano do paciente. Além disso, o tratamento medicamentoso é feito com o acompanhamento de um psiquiatra, de forma a reduzir a agitação e impulsividade.

Para contribuir com a melhor experiência pedagógica das famílias, o Colégio Elo conta com uma equipe de psicólogos para oferecer o suporte aos alunos sempre que necessário.

Conteúdo relacionado

Comentários