Conteúdo relacionado

Desenvolvimento de Sistemas: Uma Carreira em Alta Demanda
Sem categoria
23 de abril de 2024
Sem categoria
6 de outubro de 2021
Você já ouviu falar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) ou da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)? Então, essas são apenas duas das diversas olimpíadas do conhecimento que acontecem no Brasil e que tem foco nos alunos do ensino fundamental e ensino médio.
Assim como os Jogos Olímpicos, as olimpíadas de conhecimento também são competições. Entretanto, essa disputa se dá entre alunos por meio de provas ou trabalhos da disciplina do torneio. Por exemplo, na Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra, em que o Colégio ELO teve 9 alunos medalhistas, a competição é entre equipes de 3 pessoas e é composta por quatro fases de provas on-lines – três eliminatórias e uma classificatória.
As atividades extracurriculares desenvolvem muitas habilidades dos alunos. Por exemplo, os esportes melhoram a disciplina e o trabalho em equipe, já as olimpíadas estimulam o raciocínio lógico e a tomada de decisões.
“A participação dos estudantes nessas competições é de extrema importância para o desenvolvimento escolar. Aqueles que participam se tornam mais disciplinados, organizados e focados. Além disso, podem apresentar pontuações suficientes para ingressar em universidades no Brasil e no exterior. Sem falar de possíveis medalhas e certificados, que contribuirão no currículo escolar de nossos estudantes”, explica Gleibson Rodrigues, coordenador de olimpíadas do Colégio ELO.
Como fruto das olimpíadas, algumas universidades oferecem vagas olímpicas que são destinadas a alunos medalhistas em olimpíadas do ensino médio. Eles concorrem às vagas sem precisar fazer a prova do vestibular tradicional.
Em primeiro lugar o aluno precisa ficar de olho nas datas das olimpíadas que ele tem interesse. Em seguida, quando divulgado, é preciso conferir o regulamento com muita atenção. Por exemplo, se as provas são individuais ou em equipes, qual o limite de pessoas por equipe, se todos os inscritos precisam ser da mesma escola, entre outras coisas.
Feito isso, o próximo passo é fazer a inscrição. Nessa etapa, é preciso preencher suas informações pessoais e demais dados que forem solicitados. O ideal é fazer acompanhado do seu coordenador ou de algum responsável que possa ajudar nas partes burocráticas.
O ELO sabe da importância das olimpíadas e incentiva os seus alunos a participarem. Inclusive, temos uma coordenação exclusiva para assuntos das olimpíadas. Primeiramente, os alunos são convidados por meio de informativos e do app do Colégio ELO.
Em seguida, a coordenação cria grupos de estudos com os alunos interessados. “Temos aulas olímpicas específicas para cada área. As aulas acontecem sempre de forma on-line, onde todos os alunos de todas as unidades do ELO podem participar através do link disponibilizado pela coordenação, promovendo interação de nossos alunos”, explica Gleibson Rodrigues, coordenador das olimpíadas.
Comentários