Filosofia

filosofia

O Colégio ELO tem como filosofia a formação de um ser humano engajado, politizado, crítico, solidário, livre, auto determinado, responsável pelo seu destino e sensível com a natureza, com os outros homens, com a sociedade, com a história e com o transcendente.

Para se obter este Homem-novo e ver uma nova sociedade justa, livre, fraterna cooperativa, democrática, humana e voltada para ser baseado na sociedade e na vida comunitária, onde o homem possa ser educado nesses valores, pensamos uma escola aberta, participativa, fruto de uma pedagogia e de uma ação transformadora, uma Escola que ultrapasse suas paredes e livros didáticos, que contribua efetivamente para isso, uma Escola que questione os valores impostos pela sociedade e incentive alunos e professores a serem agentes transformadores da história. Uma Escola onde a ação e reflexão não sejam experiências estanques e onde se sintam sujeitos respeitados em suas características pessoais e estimulados a se desenvolverem integralmente.

Nosso conceito de educação corresponde a três grandes princípios e finalidades:

Formação Integral, respeitando os níveis e estágios de desenvolvimento cognitivo e afetivo, assim como, os aspectos sócio-culturais do educando.

Convivência ética.

Progressivo exercício de socialização e cidadania.