Conteúdo relacionado

Desenvolvimento de Sistemas: Uma Carreira em Alta Demanda
Sem categoria
23 de abril de 2024
Sem categoria
21 de setembro de 2023
A Luta pela pessoa com deficiência é uma data marcante no mês de setembro do calendário brasileiro. Em primeiro lugar, esta data tem o proposito de conscientizar toda a sociedade da importância da acessibilidade e da inclusão desta comunidade nos espaços públicos. Segundo o IBGE, 34% da população brasileira possui algum tipo de impedimento.
A principio, a homenagem acontece desde 1982, com o “Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD”. Porém, foi apenas com a lei Lei nº 11.133 de 2005, que houve uma ação concreta para colocar essa luta na pauta da sociedade brasileira.
As deficiências físicas se enquadra nas categorias:
Antes de mais nada, vamos explicar o que é capacitismo. Esse termo, derivado do inglês ableism, significa o preconceito aberto ou velado contra pessoas portadoras de alguma deficiência. A legislação considera isso uma prática criminosa, passível de prisão.
Agora, com o crescimento e visibilidade das mídias sociais, a comunidade de pessoas com deficiências vêm ocupando espaços e ganhando projeção. Um exemplo é o Ivan Baron, influencer anticapacitista e pedagogo, que decidiu usar as plataformas em prol da causa e da defesa de políticas inclusivas.
Do mesmo modo, nós temos o exemplo da estilista Juliana Santos que, inicialmente, produzia looks para ela mesma e postava no saudoso orkut. Entretanto, seu trabalho teve o boom na era do Instagram, onde ela começou mostrando peças que customizava até começar a produzir seu carro chefe: vestidos de noivas. Ela utiliza seu talento e exposição para ensinar as pessoas sobre o problema do capacitismo, e que a pessoa com deficiência pode ocupar diferentes espaços de trabalho.
Em primeiro lugar, o Colégio Elo acredita em uma sociedade justa e inclusiva e aposta em uma proposta pedagógica que ensine os jovens e adolescentes que os espaços na sociedade devem ser ocupados por todos.
Comentários