Ensino Técnico e empregabilidade

Ensino Técnico e empregabilidade

 

Para entendermos o papel de um ensino técnico no impacto na geração de renda no país, é preciso compreender o que é educação técnica e empregabilidade. 

Educação técnica : 

     É uma modalidade de ensino que visa o desenvolvimento de programas educacionais inovadores e atualizados que promovam efetivamente a qualificação profissional do estudante para o mundo do trabalho. Por conta disso, são cursos focados em disciplinas mais práticas, visando formar profissionais aptos às principais funções disponíveis no mercado de trabalho. 

O sistema educativo pode variar conforme o país. No Brasil o ensino técnico é permitido somente para quem ingresse, curse ou já tenha concluído o ensino médio. 

   

Empregabilidade : 

O conceito de empregabilidade é entendido como um conjunto de fatores que se relacionam, de diversas formas, com a ideia de uma pessoa estar ou não no mercado de trabalho. Alguns fatores geram oportunidades de trabalho, como por exemplo, nível de educação, experiência no mercado de trabalho e competências. 

Segundo dados do MEC (Ministério da Educação), 2,4 milhões de estudantes ingressaram no EPT (Ensino Profissional e Tecnológico) no Brasil em 2023. O que revela uma grande procura por qualificação técnica. Como já visto anteriormente, uma qualificação técnica possibilita uma entrada ao mercado de trabalho mais rápida. 

O cenário do mercado de trabalho vem passando por desafios devido às novas demandas na economia, o que faz com que a busca por cursos técnicos tenha um crescimento por busca.  Com mais profissionais de formação técnica, mais a economia do país irá avançar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), mais de 70% dos alunos de cursos técnicos conseguem emprego em até um ano após a conclusão do curso.

Qualificação nas áreas de tecnologia como inteligência artificial, desenvolvimento de sistemas vem se expandindo. As áreas de saúde continuam em crescente expansão, principalmente devido ao envelhecimento populacional, demandas em serviços de saúde e atendimento domiciliar. Além de capacitar os estudantes para o mercado de trabalho em um tempo mais curto do que um curso superior, o ensino técnico oferece salários mais atrativos e atende à crescente demanda por profissionais qualificados. 

Nesse contexto, investir em um curso técnico pode ser uma excelente opção para quem deseja construir uma carreira sólida e promissora. Com o ensino do Elo MVP os profissionais garantem uma qualificação e aprendizado de acordo com que o mercado de trabalho exige. Obtenha a qualificação necessária para se destacar no mercado de trabalho, fale conosco através do nosso canal de comunicação AQUI.

 

Conteúdo relacionado

Comentários