Conteúdo relacionado

Desenvolvimento de Sistemas: Uma Carreira em Alta Demanda
Sem categoria
23 de abril de 2024
Sem categoria
6 de novembro de 2020
Como pais, sempre queremos o melhor para os nossos filhos. Por isso, estamos sempre nos preocupando sobre por quais caminhos devemos seguir – dormir por regra as 20 horas ou deixá-los ver um pouquinho de TV? Comer mais salada? Há vitamina C o suficiente? Deixá-los brincar na casa dos coleguinhas? Cada hora do dia é uma escolha cheia de pensamentos e preocupações – mas uma das principais é, com certeza, como ajudar o meu filho nos estudos?
Uma das indagações é, afinal, devemos permitir que estudem por conta própria ou nos mantermos ajudando? A resposta é que no meio termo está o equilíbrio, o problema é que nem sempre é fácil achar este ponto neutro.
Sabemos que o momento do aprendizado pode ser um incrível gerador de intimidade e relacionamento entre pais e filhos, quando feito de forma saudável e afetiva. É primordial para os pais participarem da educação de forma efetiva, observando quais temas estão sendo aprendidos, em que ritmo e quais dificuldades o filhote tem, mostrar-se presente e apoiador. A segurança e confiança gerada por esse ato é primordial para a criança. Se quer entender mais sobre a importância da família na educação, confira o nosso artigo.
Confira também as nossas dicas práticas de como ajudar o filho nos estudos:
Para ajudar o seu filho nos estudos, é preciso entender que o hábito de estudar em casa, sendo acompanhado pelos pais, depende de muitos fatores. Dentre eles, da rotina familiar. É claro, a melhor forma de ajudar é estar presente. A presença atenta dos pais motiva os filhos, elogios quando chegam os bons resultados é uma forma de apoio muito querida pelos pequenos.
É claro, o horário vai depender não apenas da criança, mas da possibilidade dos pais. Para os pequenos, as manhãs são sempre mais produtivas. Estudar durante a noite não deve ser opção, pois é nesse período que os jovens ficam mais nervosos, ansiosos, podendo prejudicar a qualidade do sono.
É interessante manterem um lugar fixo, pois facilita o costume e a concentração. Aproveite para usar a criatividade e imaginação: decorem juntos o lugar de estudo. Usem cartolina, desenhos, cores, adesivos, reciclem material e tornem o cantinho mais divertido. É claro, sempre que possível, diversificar também é interessante. Aproveite o momento de cozinhar para ensinar ao filhote hábitos de higiene, matemática, organização e colaboração, saia no quintal e ensine ecologia. As crianças adoram novos ares.
Principalmente com os jovens, a situação fica mais complexa. Quando os estudos estão correndo mal, nos perguntamos se devemos forçar horários. Claro, cada jovem ou criança tem diferentes necessidades, então não devemos cair no erro de determinar algo sem antes entender o que os nossos filhos precisam. Mais estudo em casa, quando a criança já estuda por um período adequado, pode ter efeito contrário, depositando uma pressão que não é positiva.
Para as crianças, é mais produtivo ter um período para ler, falar sobre dúvidas ou aprender matemática de modos mais divertidos – brincando de montar seu próprio restaurante, contando quantas cebolas são necessárias para o molho do macarrão ou quantos brinquedos cabem na caixa enquanto organizam o quarto. Tudo isso é estudar, só que sem cargas.
Em datas de muitos testes, é inevitável que até acabe por se estudar no fim de semana. É interessante fazer acordos, como por exemplo: se conseguir responder às questões para os pais, pode ir jogar ou ver TV.
Cada caso é um caso, se a criança já frequenta reforço ou vai mal na matéria, a atenção dada precisa ser repensada. Se a criança não possui apoio externo, é importante que os pais ajudem, tentem repassar o conteúdo sendo o orientador presente.
Os filhos gostam da interação com os pais:
É interessante que os prêmios não sejam necessariamente bens materiais. Notas não são rótulos. Preste atenção no que o seu filho realmente aprendeu e parabenize-o por isso.
Queremos ser o Elo que une o aprendizado diário a uma caminhada repleta de alegria! Entre em contato conosco para saber mais sobre a nossa estrutura pedagógica.
Comentários