Inteligência emocional no ambiente escolar

Inteligência emocional no ambiente escolar

Inteligência emocional (IE) é a capacidade de saber lidar com as emoções. De acordo com estudos, a IE é fruto de quatro competências: compreensão, facilitação, gestão e percepção emocional. É ela quem ajuda na hora de pensar e tomar decisões.

A inteligência emocional facilita as relações pessoais e profissionais, principalmente na hora de resolver conflitos. A IE é uma habilidade construída ao longo da vida.

Em que a IE pode ser útil? 

Segundo a International Society of Applied Emotional Intelligence (ISAEI), organização sem fins lucrativos que apoia estudos e pesquisas sobre o tema, a IE traz melhoras em várias áreas da vida. Confira algumas!

  • Automotivação: ato de se motivar para correr atrás das suas metas e de se manter otimista diante dos problemas;
  • Comunicação: se relacionar e ter empatia para com o outro;
  • Gestão: ser capaz de manter o equilíbrio em todos os pontos da vida, traçar objetivos e controlar a ansiedade.

Escola e inteligência emocional

A escola é o local onde as crianças se deparam pela primeira vez com muitos sentimentos. Assim, trabalhar a inteligência emocional já na educação infantil faz toda diferença. 

As crianças têm uma compreensão emocional maior que os adultos. Por exemplo, elas identificam emoções mais rápido, pois fazem isso por meio das expressões faciais e do local em que estão. 

Desse jeito, a IE ajuda a melhorar o aproveitamento escolar e os modos dos alunos em sala de aula. Além de contribuir no aumento de motivação e na relação aluno-professor. 

Ao mesmo tempo em que facilita a vida dos alunos, a IE melhora a rotina dos professores. Ela aumenta o nível de satisfação no trabalho, o que ajuda a reduzir o estresse e o cansaço.

Além disso, os professores começam a ter mais controle das suas emoções. Dessa forma, eles conseguem criar laços com os alunos, o que ajuda na dinâmica da aula e também na hora de resolver problemas em sala de aula.

Como a inteligência emocional é trabalhada no Colégio ELO?

Na Educação Infantil e no Ensino Fund. I, o ELO trabalha com o programa da Escola da Inteligência (EI), de Augusto Cury, em que os alunos têm aulas uma vez por semana com livros próprios onde são feitas atividades lúdicas a partir do projeto da EI. Além disso, o programa também realiza palestras com os pais sobre as temáticas que são trabalhadas em sala de aula com as crianças. 

“Os pais acompanham o projeto durante o ano todo, dentro e fora de sala de aula. Eles acompanham não só com palestras, mas também desenvolvendo atividades com os alunos em casa. Então, a família também é um participante ativo e direto do projeto”, explica Milene Magalhães, psicóloga do ELO. 

Leia “Família e escola: Uma parceria necessária”

Ao mesmo tempo, a IE é trabalhada com os alunos do Fundamental II e Médio. Entretanto, diferente do infantil, com esses alunos a IE é trabalhada por meio de palestras socioeducativas para alunos e seus familiares. Juntamente com isso, são realizadas atividades e seminários sobre temáticas que envolvem a saúde emocional. Por exemplo, o bullying foi um tema transversal que também foi abordado em sala de aula pelos professores. 

Conteúdo relacionado

Comentários